Anápolis vai trocar placas que representam pessoas idosas

Mudança foi publicada no Diário Oficial do Município. Alteração acompanha Contran e cidades como Goiânia

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Anápolis vai trocar placas que representam pessoas idosas
A mudança na sinalização já aconteceu em Goiânia. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia).

As placas de sinalização que representam pessoas idosas serão alteradas em Anápolis. A ação é resultado da Lei Nº 4.247, publicada do Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (03).

A mudança foi proposta pela Câmara Municipal e aprovada pelo Prefeito Roberto Naves (PP). Os locais que já têm o informativo devem ser trocados pelo novo modelo e as próximas instalações já devem seguir o padrão.

As antigas placas representavam uma pessoa curvada de bengala e com as mãos apoiadas nas costas. Já a nova representação mostra o individuo de pé e um símbolo “+60” ao lado.

Imagem mostra como serão as novas placas. (Foto: Reprodução/DOM).

A mesma coisa aconteceu em Goiânia, onde a troca da imagem das placas foi aprovada em novembro de 2022. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também já havia publicado uma resolução para realizar esta substituição.

O argumento é que a representação de idosos a partir de pessoas curvadas e com bengalas pode causar constrangimento.

A sinalização para pessoas idosas se aplicam, por exemplo, em áreas preferenciais para pessoas com mais de 60 anos, como vaga de estacionamento.

Aglys Nadielle

Aglys Nadielle

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Escreveu reportagens para o Portal 6 entre junho de 2022 e fevereiro 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade