Vídeo com motorista da Uber devolvendo cusparada que recebeu de passageira viraliza

Desentendimento, envolvendo empresária, foi motivado por causa de troco

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Vídeo com motorista da Uber devolvendo cusparada que recebeu de passageira viraliza
Confusão entre passageira e motorista de Uber em Goiânia viralizou. (Foto: Reprodução)

Um vídeo viralizou neste sábado (19), acumulando mais de 1 milhão de visualizações, após uma passageira e um motorista de aplicativo trocarem cusparadas durante uma discussão, em Goiânia.

Conforme as imagens, divulgadas pelo próprio condutor, Luiz Oliveira, no TikTok, a corrida começa normalmente, com duas mulheres entrando no veículo do profissional.

No entanto, uma das passageiras, identificada como Giovana Ogando, que é empresária, questiona logo no início se o motorista teria troco para R$ 30, no que ele responde não ter.

Em seguida, eles continuam conversando, para tentar resolver com um PIX, mas a jovem, de 28 anos, aponta só ter o dinheiro em espécie e se oferece para utilizar um recurso do aplicativo, que permite pagar pelo trajeto em uma corrida posterior.

Entretanto, o condutor não aceita essa forma de pagamento e diz para as passageiras descerem e pegarem “outro carro”.

Nisso, a jovem se irrita e xinga o trabalhador, enquanto ele retruca com a mesma ofensa.

Na sequência, Giovana dá uma cusparada no motorista, que também responde com cuspe em direção à passageira, enquanto ela saía do carro.

A confusão se estende para a rua, e não é possível ver o que acontece fora do carro. Mas é possível ouvir a jovem falando: “Chega perto daqui para você ver. Vai embora. Chama a polícia”.

Portal 6 tentou contato com a Uber para colher um posicionamento a respeito do caso.

Leia nota da Uber na íntegra:

“A Uber lamenta o caso e considera inaceitável o comportamento das partes registrado no vídeo compartilhado. As contas foram suspensas enquanto aguardamos pela apuração do caso.

Esperamos que motoristas parceiros e usuários não se envolvam em brigas e discussões e que contatem imediatamente as autoridades policiais sempre que se sentirem ameaçados ou entenderem estar sendo vítimas de ações ilegais, como fraudes ou golpes. Ofender e agredir a outra parte são claras violações do Código da Comunidade Uber e são atos que podem levar à desativação permanente das contas envolvidas.

Os motoristas parceiros têm permissão para instalar câmeras ou utilizar dispositivos de gravação de imagens para fins de segurança e são claramente instruídos a como tratar tal tema do ponto de vista de respeito à privacidade do usuário. Isso inclui a proibição expressa de gravar viagens a fim de publicá-las nas redes sociais ou em qualquer outro fórum público. Tal prática também representa uma clara violação do Código da Comunidade que pode levar à desativação.

Por fim, é importante esclarecer que não existe função de “pagar na próxima”. O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário. Esse recurso foi criado em 2019 pensando em ajudar os motoristas parceiros com troco e não a incentivar que usuários deixem de pagar viagens. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário.

A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. A Uber orienta que motoristas e usuários evitem conflitos e que, sempre que necessário, as partes envolvidas reportem o ocorrido no aplicativo pelo Menu Ajuda.”

A reportagem também contatou a advogada de Giovana, que afirmou que irá se posicionar em breve por meio de uma nota. O espaço está em aberto.

 

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