6 carnes exóticas que parecem proibidas, mas tem o consumo liberado no Brasil
Apesar de não muito famosas na cozinha, elas estão liberadas para consumo e muita gente não sabia
Seja em uma viagem com a família, em um restaurante ou churrasco com pessoas queridas, você já chegou a ter a oportunidade de experimentar uma carne “exótica”?
Quando falamos de carnes exóticas, estamos nos referindo àquelas que não são muito presentes no prato dos brasileiros e possuem um gosto diferenciado.
Pensando nisso, separamos para você uma listinha com carnes bem diferentes no sabor e textura que parecem proibidas, mas o Ministério da Agricultura permite o consumo.
6 carnes exóticas que parecem proibidas, mas tem o consumo liberado no Brasil
1. Carne de cavalo
Sim, no Brasil, pode comer a carne de cavalo. A liberação é baseada no decreto 9.013, de 2017 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Assim, o órgão avalia que equinos, bovinos, búfalos, suínos, ovinos, caprinos, lagomorfos, aves domésticas e animais silvestres criados em cativeiros são consideradas “espécies de açougue”. O abate, no entanto, deve ser feito apenas em estabelecimentos sob inspeção e fiscalização de autoridades sanitárias.
2. Javali
Alvo de caça nas grandes matas, florestas e fazendas, o javali tem uma carne exótica com sabor e textura semelhante à carne de porco. Assim, possui baixo colesterol e maior teor de zinco e fósforo.
3. Jacaré
Outra proteína bastante famosa, com textura semelhante à carne de frango e um sabor parecido com à carne de peixe. Assim, ela tem 0 colesterol e é rica em proteínas.
4. Avestruz
Um pouco difícil de encontrar no açougue, mas ela também tem o consumo liberado, pelo Ministério da Agricultura, no Brasil. Assim, a textura desse corte parece com a do filé mignon bovino. Ela tem um terço das calorias da carne do boi e baixo nível de colesterol.
5. Coelho
Além de ser muito consumida na Europa, ela tem textura semelhante à carne de frango, só que é mais magra que a bovina. Tem teor proteico de até 26% e baixo teor de colesterol.
6. Búfalo
Por fim, a carne de búfalo também é liberada para alimentação no Brasil, mas devido a questões culturais, não se tem tanta prática de consumo. Ela é parecida com a carne bovina e possui baixo índice de gordura intramuscular. Muito apreciada na região norte do Brasil.
E aí, você curtiu esse conteúdo? Então, leia esses também e surpreenda-se:
Quem tem Air Fryer precisa aprender a fazer o frango desse jeito (fica muito suculento)
Especialista explica a diferença entre o funcionamento do micro-ondas e air fryer
Como fazer um delicioso escondidinho de carne na Air Fryer (a melhor maneira)
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades!