6 hábitos que podem estar atrapalhando suas noites de sono
Alguns comportamentos comuns são grandes vilões de uma noite bem dormida
Boas noites de sono são cruciais para nossa saúde e bem-estar, mas muitas vezes acabamos enfrentando sérios problemas na hora de dormir.
Afinal, quem nunca ficou virando de um lado para outro na cama sem conseguir dormir, não é mesmo? O que muitos não sabem é que a insônia pode ser provocada por alguns hábitos comuns.
E embora pareça besteira, manter esses comportamentos que atrapalham o sono pode trazer inúmeros problemas a longo prazo.
6 hábitos que podem estar atrapalhando suas noites de sono
1. Uso excessivo do celular
É extremamente comum verificar as notificações e atualizações nas redes sociais antes de dormir, porém, o uso descontrolado do celular é o inimigo número um do sono.
A luz azul emitida pelo dispositivo diminui a produção de melatonina, ou seja, quanto mais tempo se usa o celular, mais difícil fica dormir.
2. Tomar muito café
A cafeína, presente não só no café, é um estimulante poderoso que pode acabar com as noites de sono de qualquer um.
Se consumida tarde demais ou em diversas doses durante o dia, ela pode gerar dificuldades para adormecer, mesmo que o organismo esteja acostumado ao consumo.
3. Praticar atividades físicas durante a noite
Embora fazer exercícios físicos regulares ajude a controlar o sono, praticá-los perto da hora de dormir é um erro muito grave.
Afinal, o exercício aumenta a temperatura corporal, despertando o organismo e liberando adrenalina, o que pode atrapalhar muito as noites de sono.
4. Comer alimentos pesados à noite
Existem diversos estudos sobre a relação direta da alimentação com o descanso e, segundo pesquisas, o que comemos antes de dormir afeta a qualidade do sono.
Sendo assim, refeições difíceis de serem digeridas, cheias de gordura ou muito apimentadas, podem causar desconforto e azia, tornando mais difícil adormecer.
5. Estresse e preocupações
Embora seja difícil evitar o estresse e as preocupações, esses sentimentos são inimigos do sono tranquilo.
Esse tipo de pensamento acaba estimulando o cérebro, e por mais cansado que o corpo esteja, a mente fica a mil, deixando a pessoa acordada.
6. Beber muito líquido à noite
Por fim, mesmo que seja fundamental beber ao menos dois litros de água por dia, o ideal é dividir essa quantidade em diversos períodos e diminuir o consumo durante a noite.
Afinal, quanto mais líquido se consome, mais idas ao banheiro na madrugada irão acontecer, fazendo com que o sono fique completamente desregulado.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!