Barriga Solidária: entenda o procedimento realizado por Jacques Vanier para ser pai

Humorista goiano celebra o primeiro Dia dos Pais ao lado do filho Luke

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Barriga Solidária: entenda o procedimento realizado por Jacques Vanier para ser pai
Luke, filho de Jacques Vanier, foi gestado por meio de barriga de aluguel. (Foto: Reprodução/Pexels)

Em dezembro de 2023, o humorista goiano Jacques Vanier utilizou as redes sociais para anunciar a chegada do filho, Luke, obtido por meio de uma ‘barriga solidária‘. Agora, ele celebra pela primeira vez o Dia dos Pais com a criança ao lado.

No entanto, o funcionamento desse processo ainda levanta muitas dúvidas entre a população, que pode não conhecer ou ter uma interpretação errada sobre essa questão.

Em todo o Brasil, o procedimento é guiado pela Resolução nº 2.320/2022 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabeleceu as normas para as técnicas de reprodução-assistida (nome técnico da barriga solidária).

Assim, a recomendação é que a paciente que irá oferecer o próprio corpo para o nascimento da criança deve ter até o quarto grau de parentesco (mãe, filha, avó, irmã, tia, sobrinha ou prima) com um dos parceiros interessados. Além disso, a idade máxima permitida é de 50 anos.

Caso a pessoa não tenha essa ligação, será necessário obter uma autorização no Conselho Regional de Medicina da região. No caso de Goiás, esse órgão é o Cremego.

É também permitida a gestação compartilhada em união homoafetiva feminina. Ou seja, o embrião de uma mulher pode ser fecundado e transferido para o útero da parceira.

Doação de gametas e embriões

Apesar do termo “barriga de aluguel” ser muito utilizado popularmente, especialistas apontam que essa nomenclatura passa uma ideia errônea sobre o procedimento.

Isso porque, conforme o CFM, a doação de gametas e embriões, assim como a disponibilização do próprio corpo para a gestação, não podem ter caráter lucrativo ou comercial.

A doadora de óvulos ou embriões também não pode ser a cedente temporária do útero.

A idade limite para a doação dos gametas é de 37 anos para a mulher e de 45 anos para o homem.

As exceções ao limite da idade feminina podem ser aceitas nos casos de doação de oócitos previamente congelados, embriões previamente congelados e doação familiar, desde que a receptora seja devidamente informada sobre os riscos que envolvem o bebê.

Documentações

Por fim, existe uma série de documentos que devem ser assinados, como termos de consentimento, relatório médico atestando a saúde física e mental de todos os envolvidos e registro civil da criança.

Essas documentações devem ser registradas pela clínica médica onde a paciente que fará a barriga solidária será atendida.

Todos os detalhes envolvendo a Resolução CFM nº 2.320/2022 podem ser acessados no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de setembro de 2022, Seção I, p. 107.

Augusto Araújo

Augusto Araújo

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, é editor do Portal 6. Já atuou em veículos como o Jornal Opção e tem experiência em assessoria de comunicação. Apaixonado por esportes, preza pela apuração rigorosa, pela clareza na informação e pelo compromisso com o interesse público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade
+ Notícias