Justiça determina uso de câmeras de segurança nas fardas de policiais militares de Anápolis

Município é o 4° do estado com mais casos de civis que morrem em confrontos com a PM

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Justiça determina uso de câmeras de segurança nas fardas de policiais militares de Anápolis
Policiais militares. (Foto: Divulgação)

Pela segunda vez, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou que policiais militares de Anápolis utilizem câmeras de segurança nas fardas. A decisão foi assinada pelo juiz Gabriel Consigliero Lessano no dia 28 de agosto.

Conforme o documento, dentro de seis meses, o Governo de Goiás deve elaborar um plano de estudo piloto para diminuir a quantidade de mortes envolvendo ações policiais.

Na medida, foi destacada a necessidade do uso de câmeras individuais nas fardas, com equipamentos para captação de áudio e GPS nas viaturas.

Como justificativa para a ação, a decisão ainda evidencia que, de 2020 a 2022, Goiás teve 1.424 mortes decorrentes de intervenção policial. Dessas, 1.400 foram ocasionadas pela ação de policiais militares e 66 aconteceram na Comarca de Anápolis, tornando o município o 4º do estado com mais casos de civis mortos em confrontos com a PM.

Uma determinação emitida em abril de 2023 pela juíza Mônice de Souza Balian Zaccariotti havia arbitrado o prazo de 90 dias para que o Governo do Estado elaborasse um plano para reduzir a letalidade policial e que a execução acontecesse em seis meses.

Contudo, um mês depois, a decisão foi derrubada pelo desembargador Carlos Alberto França, sob a alegação de que a medida afrontava “a ordem pública”, pois interferia na atribuição do Poder Executivo.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade