PF pede inclusão do nome de Gusttavo Lima na difusão vermelha da Interpol

Sistema é utilizado para que a ordem de prisão de pessoas que se encontram no exterior seja divulgada

Karina Ribeiro Karina Ribeiro -
Gusttavo Lima estaria foragido da Justiça brasileira, aponta advogado. (Foto: Reprodução/ Instagram)

A Polícia Federal (PF) pediu a inclusão do nome do cantor Gusttavo Lima na difusão vermelha da Interpol.

Na prática, o sistema é utilizado para que a ordem de prisão de pessoas que se encontram no exterior seja divulgada e para que os países possam cumprir o mandado em caso de deslocamento dos alvos.

Para ingressar na listagem, é necessário haver uma ordem de prisão ativa, seja em decorrência de uma investigação em andamento ou condenação.

Vale destacar que a PF já colocou o nome de Nivaldo Batista Lima (verdadeiro nome de Gusttavo Lima) no Sistema de Tráfego Internacional (STI). Assim, ele pode ser detido caso passe por qualquer ponto de migração no Brasil, sejam aeroportos, portos marítimos ou fronteiras terrestres.

Desde segunda-feira (23), o cantor se encontra foragido, após ser expedido um mandado de prisão pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pedindo a prisão preventiva dele. Ele teria ido para Miami (Estados Unidos) horas antes da emissão da ordem judicial.

O artista é investigado por um suposto envolvimento com um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.