Nove ônibus clandestinos são apreendidos em condições precárias de transporte em Goiás

Veículos, que faziam viagens de ponta a ponta pelo Brasil, apresentavam uma série de irregularidades de segurança veicular

Thiago Alonso Thiago Alonso -
6 frases que você deve tirar do seu vocabulário imediatamente (é para o seu bem)
Ônibus de viagem. (Foto: Ilustração/Canva)

Nove ônibus de transporte clandestino foram apreendidos neste sábado (07), nos municípios de Jaraguá, Petrolina de Goiás e Hidrolândia.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela operação, cinco dos veículos operavam em transporte interestadual, enquanto outros quatro faziam rotas intermunicipais.

Ao O Popular, o coordenador de operações do órgão, Jesiel Marcelino da Silva Júnior, explicou que os automóveis faziam transporte de passageiros sem autorização.

Além disso, também foram identificadas uma série de irregularidades de segurança veicular, que, segundo o profissional, “colocavam em risco a segurança dos passageiros”.

Dentre os principais problemas estavam falta de cinto de segurança, para-brisa trincado e pneus carecas. Os motoristas também não eram habilitados devidamente com cursos obrigatórios de capacitação para o transporte coletivo de passageiros.

Nos ônibus apreendidos, um específico chamou a atenção da equipe de fiscalização, por apresentar condições insalubres.

O automóvel, que saiu de Belém (PA) com destino a Santa Catarina, transportava 36 cubanos, todos em condições extremamente impróprias.

A viagem entre os estados, que percorre o país de ponta a ponta, durava cerca de três dias e nem sequer possuía um banheiro em funcionamento adequado.

Não o bastante, o veículo não apresentava autorização para a locomoção, sendo certificado somente como transporte turístico.

“O ônibus tinha autorização para realizar viagem de turismo, porém realizava uma viagem com características de linha regular, como a comercialização de bilhetes individuais de passagens, e esses passageiros não retornariam ao seu destino de origem, caracterizando um serviço de fretamento”, contou Jesiel Marcelino.

Após a apreensão, todos os passageiros foram encaminhados ao Terminal Rodoviário de Goiânia, localizado no Setor Central, onde aguardaram novos ônibus, devidamente autorizados, para continuar a viagem.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.