Conheça o município em Goiás com maior número de moradores com casa própria
Local conta com uma história riquíssima e um motivo supernatural que pode explicar o porquê de parecer ter "parado no tempo"
Um município localizado no Leste de Goiás conseguiu se consagrar no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por possuir o maior número de moradias próprias dentre todo o estado.
Com 2.927 habitantes, a localidade trata-se de Sítio d’Abadia, que registrou que 86,7% de todos os imóveis com finalidade residencial eram de propriedade dos moradores – e não alugados.
A origem do povoamento da região começou em 1800, com a chegada de Laureana da Silva Barreto, viúva baiana, que se estabeleceu em no local conhecido como Barreiro. Dona de escravos, lá construiu uma igreja de palha, onde hoje a matriz se encontra atualmente no exato lugar.
Duas décadas depois, o padre Leonardo de Freitas Costa tornou-se o primeiro vigário, e a localidade passou a chamar-se Sítio da Senhora D’Abadia, nome reduzido para Sítio D’Abadia. Após diversas mudanças de sede e criações de outros distritos, o local mantém as mesmas divisas geográficas desde 2007.
Quem por lá passa, comenta que a cidade ainda mantém uma atmosfera bem tradicional e nostálgica, não compatível com a modernidade. Para os mais supersticiosos, até mesmo esse fato tem uma explicação.
Reza a lenda que, em tempos passados, um padre enfurecido por razões desconhecidas cortou e colocou fogo em uma árvore que havia na entrada do município. Ele teria dito que, assim como a árvore, a cidade não mais cresceria com o passar dos anos.
Outro fato bastante curioso é que Sítio d’Abadia integra o seleto grupo dos três municípios brasileiros com exclaves, ou seja, que têm uma parte do seu território separada da parte principal, sendo os outros dois Mineiros (GO) e Senador José Porfírio (PA).