Conheça o cineasta anapolino Erico Rassi, premiado no festival de cinema de Gramado

Segundo longa, "Oeste Outra Vez", começou a ser escrito em 2015 e foi filmado na Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal

Samuel Leão Samuel Leão -
Conheça o cineasta anapolino Erico Rassi, premiado no festival de cinema de Gramado
Erico Rassi, ao centro do grupo, recebendo prêmios no Festival de Cinema de Gramado, (Foto: Edison Vara/ Agência Pressphoto)

Erico Rassi, cineasta nascido em Anápolis, em 1972, tem se destacado no cenário cinematográfico brasileiro como diretor, roteirista e montador. A carreira teve início em 2003 com o curta-metragem “Sexo com Objetos Inanimados”, que recebeu diversos prêmios e abriu portas para a trajetória no audiovisual.

Em 2016, Rassi lançou o primeiro longa-metragem, “Comeback”, que marcou o retorno de produções goianas ao circuito comercial após um hiato de 40 anos. O filme estreou no Festival do Rio e foi premiado no Festin Lisboa, consolidando o talento do diretor no cenário nacional.

O filme, gravado na cidade das antas, mostra vários cenários locais e ainda teve a marca de ser o último trabalho do ator global Nelson Xavier, que faleceu 15 dias antes da estreia da obra.

O segundo longa, “Oeste Outra Vez”, começou a ser escrito em 2015 e foi filmado na Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal. A produção contou com um elenco de destaque, incluindo Rodger Rogério, Ângelo Antônio, Babu Santana e Antônio Pitanga.

Em agosto de 2024, “Oeste Outra Vez” foi exibido na mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do cinema brasileiro e latino-americano. O filme foi aclamado pela crítica e recebeu três Kikitos: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Rodger Rogério e Melhor Fotografia para André Carvalheira.

A obra retrata a fragilidade de homens abandonados pelas mulheres no sertão de Goiás, explorando temas como masculinidade e solidão. O processo criativo de Rassi envolveu viagens de imersão e entrevistas com personagens da vida real, conferindo maior profundidade ao filme. A estreia, em terras goianas, foi realizada no Cine Prime e contou com um bate-papo entre o público e a equipe realizadora.

Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimentos, Erico Rassi consolida-se como um dos principais cineastas da nova geração no Brasil, contribuindo significativamente para a valorização e visibilidade do cinema goiano no cenário nacional e internacional.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias