Banda Lira de Prata caminha para se tornar patrimônio imaterial de Anápolis
Projeto de lei foi apresentado para reconhecer a importância cultural da banda para o município
Com 73 anos de existência, a Banda Lira de Prata de Sant’Ana deverá se tornar patrimônio imaterial em Anápolis. Apresentamos um projeto de lei para reconhecer a sua importância cultural para o município.
A legislação entrará em vigor na data de sua publicação e delegará ao poder público a responsabilidade de preservar as práticas, expressões e técnicas que contribuem para a identidade cultural da cidade.
Formada em 1951, nos corredores do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, a Banda Lira de Prata é um símbolo vivo da história musical da nossa cidade.
Atualmente composta por 27 músicos profissionais, todos remunerados pelo erário e selecionados majoritariamente por concurso público, a banda se apresenta não apenas na cidade, mas também em diversos locais do estado de Goiás.
Suas apresentações carregam a memória e as transformações culturais da região, além de estreitar o laço entre a música e a comunidade.
A Banda precisa e merece apoio financeiro e estrutural para a promoção de iniciativas que mantenham viva a sua tradição. A Banda Lira de Prata é um retrato de Anápolis!