André Valadão cria banco voltado aos fiéis “para impulsionar os projetos do Reino de Deus”

Entre os serviços divulgados está o de cartões pré-pagos “adaptados às necessidades das instituições cristãs”

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
André Valadão cria banco voltado aos fiéis “para impulsionar os projetos do Reino de Deus”
André Valadão (Foto: Reprodução/Internet)

E se a sua conta bancária também pudesse carregar uma bênção? Foi mais ou menos com essa proposta que o pastor e cantor gospel André Valadão resolveu apostar no mundo das finanças. Ao lado da esposa, a influenciadora Cassiane Montosa Pitelli Valadão, ele lançou o Clava Forte Bank — uma fintech que se define, em suas próprias palavras, como “um banco criado para impulsionar os projetos do Reino de Deus”.

O nome é inspirado em nada menos que o hino nacional brasileiro: “mas se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta”. Ou seja: vem de fé, mas também de luta.

André Valadão cria banco voltado aos fiéis “para impulsionar os projetos do Reino de Deus”

Apesar de ter sido fundada em março de 2023, a fintech começou a operar recentemente, e não de forma tradicional. O Clava Forte Bank não está entre as instituições autorizadas pelo Banco Central e nem é associado à Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Segundo a própria assessoria, trata-se de um correspondente bancário, oferecendo serviços como “bank as a service”, o que o desobriga da autorização do BC. Em outras palavras: é um banco que não é bem um banco — mas que quer fazer papel de instituição financeira, só que para igrejas.

A sede do Clava Forte é a mesma da igreja Lagoinha Global, em Belo Horizonte, onde André Valadão atua como presidente. A igreja, vale lembrar, possui cerca de 700 unidades espalhadas pelo mundo, então mercado não deve faltar.

Nas redes sociais, o banco conta com pouco mais de 280 seguidores no Instagram, mas ambições maiores: promete soluções financeiras “inovadoras e seguras” para igrejas, pastores e fiéis.

Entre os serviços divulgados estão:

  • Cartões pré-pagos “adaptados às necessidades das instituições cristãs”;
  • Gestão de contas digitais para líderes religiosos;
  • Linhas de crédito específicas para entidades eclesiásticas;
  • Seguros, cashback e até marketplace cristão.

Mas atenção: para abrir uma conta, é preciso ter um código de convite. Tanto no site quanto nos aplicativos (iOS e Android), o botão “abrir conta” não está ativo, o que vem deixando curiosos no aguardo.

O lançamento da fintech acontece em meio a um momento delicado para André Valadão, que no final de 2024 entrou em conflito com as irmãs, Ana Paula e Mariana Valadão, por divergências sobre o comando e uso da marca da igreja Lagoinha. Mesmo assim, o pastor parece seguir firme na expansão de seu ministério — agora com cartão de crédito incluso.

Enquanto isso, a Globo estaria, segundo o portal F5, negociando com a Lagoinha Global, de olho na crescente influência do público evangélico no país.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade