Enfermagem, engenharias e mais: lista de cursos que não poderão mais ser ofertados a distância
Decisão busca garantir a qualidade da formação em áreas que exigem atividades práticas presenciais


O Governo Federal não vai mais permitir que cursos das áreas de Engenharias e da Saúde sejam oferecidos integralmente na modalidade de educação a distância (EAD).
A informação foi confirmada por Daniel Ximenes, diretor de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
Enfermagem, engenharias e mais: lista de cursos que não poderão mais ser ofertados a distância
Segundo ele, a nova regra fará parte de um decreto presidencial já elaborado pela pasta e que aguarda análise da Casa Civil para ser publicado nas próximas semanas.
“Cursos de Licenciatura, Engenharia e Saúde, como têm hoje, praticamente 100% EAD, não vão ser mais possível”, afirmou Ximenes durante um evento do Semesp, entidade que representa instituições de ensino superior particulares, em São Paulo, na última quinta-feira (24).
Atualmente, cursos como Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Biomedicina, Nutrição, Educação Física e Enfermagem podem ser realizados de forma totalmente remota.
No entanto, a prática já é proibida para a graduação em Medicina.
A expectativa é que, além da lista completa de cursos afetados, o decreto também traga orientações sobre como ficará a situação dos estudantes que já estão matriculados nessas graduações na modalidade EAD.
O objetivo é esclarecer se haverá regras de transição ou adaptações para esses alunos.
Para o MEC, a decisão busca garantir a qualidade da formação em áreas que exigem atividades práticas presenciais.
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!