Polícia mobiliza grande operação para desocupar prédio no Setor Oeste, em Goiânia

Uma das principais bandeiras do movimento é o contraponto entre as 8 milhões de famílias sem teto no Brasil e os 18 milhões de imóveis vazios

Samuel Leão Samuel Leão -
Polícia mobiliza grande operação para desocupar prédio no Setor Oeste, em Goiânia
Polícia realizando a desocupação de prédio abandonado no Setor Oeste. (Foto: Reprodução)

Um grande grupo de policiais se mobilizou no Setor Oeste, em Goiânia, na manhã deste domingo (07), para realizar a desocupação de um prédio que havia sido tomado pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

O imóvel fica situado na rua R-38, e estava abandonado há mais de sete anos. Anteriormente, a unidade recebia atividades da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Cerca de 20 famílias fazem parte da ocupação.

Guarnições da Polícia Militar de Goiás (PMGO) munidas com escudos e trajadas para situações de choque isolaram a rua. Ao longo do final de semana, a corporação teria inclusive monitorado o movimento no prédio.

O MLB batizou a ocupação de “Pedro Nascimento”, e aponta que a ação tem como intuito garantir a moradia popular, em um contexto de luta contra a fome e em defesa da soberania nacional, carregando o slogan que “Não Há Independência nem Soberania sem Direito à Moradia”.

Uma das principais bandeiras do movimento é o contraponto entre as 8 milhões de famílias sem teto no Brasil e os 18 milhões de imóveis vazios, em uma forma de denúncia à especulação imobiliária. Com outras ações pelo país, essa ocupação teria sido a primeira do MLB em Goiás.

Até o momento, não foram divulgadas informações de participantes presos ou conflitos entre manifestantes e policiais. Os proprietários do imóvel enviaram uma nota de esclarecimento à reportagem, confira a seguir:

O imóvel desocupado neste domingo, 7 de setembro, no Setor Oeste, em Goiânia, não é uma propriedade pública nem estava abandonada. Trata-se de um prédio privado que estava alugado para a Universidade Estadual de Goiás até recentemente. O edifício estava desocupado porque a área está sendo preparada para receber uma torre residencial. Vale ressaltar que todos os impostos referentes ao imóvel estavam em dia.

 

 

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade