Inaugurado em Anápolis o primeiro Madero Container do Centro-Oeste
Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a badalada rede de restaurantes Madero inaugurou na noite desta quarta-feira (11) sua unidade em Anápolis, a primeira do estilo container no Centro – Oeste.
O container de 200m², que muito lembra os dos filmes americanos, está instalado na área externa do Brasil Park Shopping com uma capacidade para 108 pessoas, distribuída em dois espaços climatizados e agradáveis.
A partir de hoje (12), o restaurante estará aberto ao público a partir das 11h, encerrando o atendimento às 22h. Aos domingos e feriados o horário de funcionamento vai do meio dia às 23h.
Começando bem
Um dos diferenciais que a chegada do Madero em Anápolis trouxe foi o de reverter toda a renda da noite para a Associação de Pais e Amigos (APAE) de Anápolis. Um gesto que, segundo o presidente da entidade, em entrevista ao Portal 6, vem em boa hora.
“Eu disse aqui para toda a equipe do Madero sobre a nossa alegria e satisfação de, em forma voluntária, sermos convidados para um trabalho que a gente entende ser de responsabilidade social. A APAE como toda a sociedade sabe é tocada por voluntários e aqui em Anápolis nós mantemos uma grande escola, que é a Escola Maria Montessori, quem tem a necessidade de ser ajudada e independentemente da quantidade financeira que seja ofertada para a instituição a gente recebe com muita alegria”, disse.
Ousadia em meio à crise
A reportagem do Portal 6 também conversou com o diretor de Operações do Madero, Rafael Melo, que veio de Curitiba, onde fica a matriz da rede, para acompanhar a inauguração em Anápolis.
Segundo Rafael, mesmo com uma forte crise financeira pairando sobre o país, a empresa continuará investindo com o horizonte seguro de, em poucos meses, se tornar a maior do ramo no Brasil.
A ousadia da Madeiro surpreende. Somente neste ano, R$ 100 milhões estão sendo investidos na instalação de mais de 30 unidades da rede no Brasil a fora, sendo que a cidade de Sidney, na Austrália, também receberá uma no segundo semestre.
Portal 6 – O Brasil vem em uma trajetória de três anos de desaceleração da atividade econômica. Não é arriscado para a empresa investir essa quantidade de dinheiro aqui no Brasil e no exterior?
Rafael Melo – A gente entende muito bem a situação que o país vem vivendo, mas ao mesmo tempo acredita que é o momento ideal para uma empresa como a nossa dar sequência em um projeto de expansão super acelerado e super sólido ao mesmo tempo. Não vamos parar! A gente tem bastante operação para abrir este ano e vamos dar sequência na expansão para o ano que vem. O Madero é a empresa que mais cresce neste segmento no Brasil. Em mais dois ou três meses, o Madero vai ser a maior operação de restaurantes em ‘queijo-daime’ do Brasil.
Portal 6 – Por que Anápolis?
Rafael Melo – Aqui é uma região com uma demanda fantástica e super carente de algumas operações, de alguns diferenciais. E o Madero está trazendo isso para cidade, a característica forte do Madero, a qualidade dos nossos produtos – que são todos produções próprias. A gente que produz a maionese, o hambúrguer, o pão, que é assado na hora. O bacon é produção nossa, a maionese é caseira. Enfim, é um carinho tão grande que a gente tem com o produto, que a gente acha que essa demanda, essa necessidade que Anápolis tinha, a Madero vai casar muito bem. Vai dar muito certo.
Portal 6 – Essa é a primeira iniciativa do Madero de inaugurar uma unidade fazendo filantropia. Vocês têm outras unidades para inaugurar neste ano. Pensam em continuar com essa iniciativa nas outras inaugurações?
Rafael Melo – A gente tem ainda pelo menos mais umas 20 operações para inaugurar até dezembro de 2016. Realmente essa é uma primeira inauguração com esse perfil, com filantropia, como você falou, com este evento especial, fazendo essa doação para a APAE. A gente vai sim daqui para a frente em todas as nossas inaugurações, inclusive nos restaurantes de Stake House, que são restaurantes maiores. Vamos daqui para frente adotar isso para todas as nossas inaugurações.
Portal 6 – Vocês contratam funcionários sem experiência, algo bem incomum. Isso faz parte da filosofia da empresa?
Rafael Melo – Este é um perfil nosso de trabalho, um lado social muito forte. Muitos funcionários que vem trabalhar no Madero estão tendo o seu primeiro emprego. Nós temos um centro de treinamento. Dois restaurante- escola em Curitiba. A gente leva eles para a nossa escola de treinamento. Faz um treinamento de pelo menos 40 a 60 dias em Curitiba até eles irem para uma escola nossa e estarem aptos e se sentindo confiantes para assumir uma operação na cidade de destino deles. Além disso, nós temos as nossas residências onde os nossos colaboradores moram, que é sempre em volta da operação [restaurante]. Por exemplo, aqui em Anápolis eles moram a 250m do shopping e em cinco minutos eles estão em casa descansando, com uma qualidade de vida.
Portal 6 – Futuramente vocês pretendem criar algum cardápio a la goiana, que tenha alguma identificação com a culinária local?
Rafael Melo – Não seria impossível. A gente gosta de entender muito bem a região onde está abrindo uma operação; avaliar a cultura, as diferenças culinárias e gastronômicas que tem em cada região. Hoje, o Madero é uma empresa com cardápio específico, com um cardápio já definido pela nossa rede. A mesma experiência que o cliente nosso tem em outra cidade do Brasil ele acaba tendo aqui também. Agora, por que não? É uma sugestão muito boa. A gente pode futuramente estar avaliando as riquezas gastronômicas que vocês têm aqui para adaptar em nossas operações também.
Portal 6 – Vão trazer para cá o ketchup famoso que vocês usam em Curitiba?
Rafael Melo – Nós antigamente só tínhamos ele em Curitiba, onde está a nossa matriz. A nossa produção era lá, hoje está em Ponta Grossa (PR). É um ketchup sem aditivo, sem conservante, super artesanal. Uma receita própria nossa. E realmente ele é muito bom e as pessoas pedem ele. Nós já estamos conseguindo levar ele para o Brasil inteiro. Só não inauguramos em Anápolis com o ketchup por uma questão de logística. Porém, em 15 ou 20 dias, o nosso ketchup artesanal estará aqui com vocês também.
MADERO EM NÚMEROS
- R$ 334,5 milhões de faturamento em 2015
- 1.200 toneladas de carne gastas
- Crescimento de 56,1% em relação a 2014
- 2.500 funcionários em todo o Brasil
- Meta de 40% de crescimento no faturamento de 2016