Dia Mundial de Combate ao Tabagismo tem ações em Anápolis


O Dia 31 de maio é lembrado mundialmente como o Dia de Combate ao Fumo. Em Anápolis, a campanha informa que existe acompanhamento na área da saúde para aquelas pessoas que desejam abandonar o hábito de fumar.
Nesta semana, o Programa de Combate e Controle ao Tabagismo está realizando grandes ações: a primeira ocorreu nesta terça-feira (31), na Unidade de Saúde do Jundiaí Dr. Iliion Fleury. A próxima atividade será no próximo sábado (04) das 8 às 11 horas, no Anashopping.
Parar de fumar pode ser muito difícil, mas pode ser mais fácil com a ajuda de profissionais da saúde, já que nem sempre só o desejo de abandonar o hábito basta. Por isso, é importante que os fumantes compareçam nos locais da campanha para participar de um dos grupos de apoio.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o fumo pode causar 50 doenças diferentes, dentre elas, o câncer de pulmão. Além disso, 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por enfisema pulmonar e 25% das mortes por derrame estão ligadas ao cigarro. Apesar do número de fumantes ter diminuído nos últimos anos, a estatística ainda é alarmante: a cada dez segundos um fumante morre no mundo.