Projeto ‘Rotary/AABB Comunidade’ completa 20 anos em Anápolis
Mais de cinco mil menores foram atendidos e, desde o início, a Unimed é parceira importante dessa iniciativa
Local de lazer e confraternização de servidores públicos em Anápolis, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) há 20 anos também abriga um dos projetos sociais mais bem sucedidos e longevos da cidade: o Rotary/AABB Comunidade.
Ao logo desse tempo mais de cinco mil crianças e adolescentes carentes da região Leste, uma das mais pobres da cidade, foram atendidos.
No local, os educandos recebem educação ambiental, física (judô, karatê, futebol, natação e dança) e participam de atividades relacionadas à cidadania.
Atualmente, o Rotary/AABB Comunidade tem 150 matriculados com idade entre seis e 15 anos. Os educandos não pagam nada e ainda recebem uniformes completos, que incluem tênis, sunga, maiô e kimono.
“Esse projeto, sobretudo, tira as crianças da ociosidade e vulnerabilidade das ruas. Como já tem 20 anos, nós temos crianças que são filhas de quem participou do projeto no início”, recorda Jairo Brito, coordenador do projeto desde o início.
[Best_Wordpress_Gallery id=”85″ gal_title=”AABB comunidade”]
Quem também está desde o início, apoiando a iniciativa como patrocinadora e parceira, é a Unimed Anápolis.
Atualmente, a cooperativa tem sido um dos principais suporte no Dia da Família, evento que o Rotary/AABB Comunidade realiza com pais e filhos participantes do projeto.
“É uma forma de a gente conhecer os pais e eles conhecerem o trabalho que a gente faz”, destaca Jairo Brito.
“Temos gincanas e promovemos serviços como cortes de cabelo, maquiagem, atendimento médico e odontológico. A Unimed Anápolis sempre foi nossa parceira neste evento, contribuindo também com consultas quando as crianças precisam e realizando exames periódicos”, acrescenta.
Adoção e contribuição
Pessoas físicas ou empresas também podem ajudar o Rotary/AABB Comunidade de duas formas: adotando uma criança e bancando o custo médio mensal de R$ 60 dela no projeto ou destinando uma parte do imposto de renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
“Se uma empresa adota dez crianças, ela também pode indicar o mesmo número de famílias de funcionários para usufruírem do clube como sócios. Já no caso do FIA, você faz a doação e ela é abatida do imposto de renda que você deveria pagar. As pessoas jurídicas podem doar 1% e as pessoas físicas 6% de impostos devidos para esse fundo e o valor arrecadado é destinado às entidades, como a Rotary/AABB Comunidade”, explica Jairo Brito.
Para conhecer pessoalmente o Rotary/AABB Comunidade, ser um doador, adotar uma criança ou ser voluntário basta entrar em contato diretamente com o número (62) 99366-3735.