Quem foram Jairo e Yara, nome dos irmãos que deram origem a Jaiara
Bairro mais populoso de Anápolis está fazendo 72 anos nesta sexta-feira (21)
Bairro mais rico, populoso e amado de Anápolis, a Vila Jaiara completa 72 anos nesta sexta-feira (21) com uma trajetória regada de tecnologia, desenvolvimento e muito orgulho.
Fundada em 1948 pelo empresário Luiz Caiado de Godoy, o nome ‘Jaiara’ não é indígena como sugere a pronúncia.
Trata-se, nada mais, que a junção dos nomes Jairo e Yara, filhos do empreendedor.
Luiz Caiado e Jairo já faleceram. Yara, atualmente, tem 85 anos, completados em 07 de julho.
Letra
A grafia oficial do bairro é Jayara, aparecendo até mesmo nos mapas urbanos da prefeitura, porém, a forma utilizada é Jaiara, trocando o “y” pelo “i”. Desconhece-se o motivo da alteração, que pode ser ocasionadas por adequação à Língua Portuguesa.
Vocação comercial
Famoso por ter abrigado a primeira fábrica de tecidos em Goiás, o bairro também sediou grandes empresas nas décadas de 1960 e 1970.
É por essa potência industrial que surgiram ao redor vários outros setores, que deram origem ao que é chamado hoje de “Grande Jaiara”, e que abriga cerca de 1/3 da população anapolina.
Autônoma
Não é apenas por ser histórico que o local é venerado pelos moradores, mas também por ser independente ao ponto de que ninguém precisa se deslocar ao Centro para resolver qualquer pendência.
Em um rápido passeio pelo bairro, principalmente pela Avenida Fernando Costa, é possível encontrar uma ampla rede bancária, grandes lojas, shopping, faculdade e clínicas médicas.
Equipamentos urbanos importantes também estão ali como o Parque da Jaiara, uma base do SAMU, a principal unidade do SESI e o Restaurante Popular Municipal.