Qual a diferença entre água com gás e água tônica?

Por mais que pareçam ser a mesma coisa, não é e te explicamos o porquê

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
O refrigerante mais antigo do mundo tem mais de 240 anos e todo mundo conhece alguém que já bebeu
Foto: (Reprodução/The Gin)

Você sabe a diferença entre água tônica e água com gás? Ok, elas não são a mesma coisa, tampouco são semelhantes. Por mais que apresentam a mesma aparência visual, esses dois tipos são fabricados de formas diferentes e servem para ser usados em contextos distintos.

Conheça agora a forma como são fabricadas e para que cada tipo de água serve na cozinha. Vem com a gente!

Água com gás

Basicamente, a composição da água com gás é a mesma em relação à água natural. A diferença entre uma e outra está no processo de gaseificação artificial, idêntico ao dos refrigerantes.

Dessa forma, o acréscimo de gás ocorre por meio da retirada do oxigênio presente no líquido e do acréscimo de gás carbônico em seu lugar. Assim, para absorver o gás carbônico, deve-se resfriá-la.

Embora muitas pessoas se refiram à água com gás de forma negativa, ela não apresenta nenhum risco à saúde. Muito pelo contrário! Ela pode contribuir para prevenção de doenças no estômago ou esôfago. 

Assim como outra bebida, ela só faz mal se for consumida em quantidades exageradas.

A água com gás é capaz de deixar as papilas gustativas mais sensíveis ao sabor dos alimentos. Por isso, ela pode ser ingerida entre um prato e outro como forma de preparar o paladar para a degustação.

Além disso, ela pode substituir o leite, no preparo de pães e massas. Isso garante uma massa mais leve e esponjosa. Por fim, ela pode ser usada no preparo de frutos do mar e em outras receitas, por exemplo.

E a tônica?

Primeiramente, a água tônica é uma bebida preparada com água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, um tipo de sal. Basicamente, é a presença do sal que diferencia ela dos refrigerantes. Ele também é responsável por dar à bebida aquele gosto amargo característico.

Vale dizer que a quantidade de hidrocloreto de quinino faz com que a bebida seja utilizada como remédio por conta de suas propriedades revigorantes.

A primeira receita com tônica de que se tem notícia foi feita na Índia. A mistura se tornou popular graças à presença de ingleses no país (a Índia era uma colônia inglesa). A fórmula foi levada para a Inglaterra e patenteada em Londres, em 1858.

No universo dos drinks preparados com gin, a tônica atua como grande coadjuvante. É importante que ela esteja gelada na hora de preparar o drink. Isso impede que o gelo derreta mais rápido e evita que a bebida fique aguada.  Existem várias receitas de gin que você pode preparar utilizando essa água.

Anna Júlia Steckelberg

Anna Júlia Steckelberg

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Colabora com Portal 6 desde 2021.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade