Black Friday está chegando e Procon ensina truque para que consumidores não comprem pela “metade do dobro”
Lista com lojas onlines suspeitas, que devem ser evitadas, também foi divulgada

A Black Friday está com data marcada para o dia 26 de novembro.
Com uma boa antecedência, o Procon Goiás preparou uma série de dicas para o consumidor dar aquela pesquisada e não cair em nenhuma tentativa de golpe.
Uma delas é fazer o monitoramento e a pesquisa de preços dos produtos que quer comprar para ficar atento ao preço final registrado no dia da promoção.
Existe até uma Lei Estadual, a 19607/2017, que obriga os fornecedores goianos a informarem ao consumidor o histórico de preços dos itens e serviços em promoção nos últimos 12 meses.
Desse modo, o cliente evita ser enganado por golpes como “a metade do dobro”, onde o comerciante infla os preços às vésperas de um grande evento, para fazer um falso desconto na data escolhida.
As vendas online também podem causar dor de cabeça em consumidores desatentos. O órgão de fiscalização alerta para que os internautas fiquem atentos com ofertas “boas demais para ser verdade”.
Leia também
- Superbactéria no Meia Ponte: pesquisador da UEG dá detalhes inéditos em estudo premiado nacionalmente
- Saiba como acompanhar o desfile de 07 de setembro em Anápolis
- Gás do Povo: quase 400 mil famílias de Goiás terão direito a botijão gratuito; veja como vai funcionar o programa
- Confira o resultado da Mega Sena 2911 deste sexta-feira (05); prêmio é de R$ 40 milhões
Por isso, uma lista de sites suspeitos foi criada pela Fundação Procon São Paulo, como uma ferramenta para auxiliar os consumidores a não caírem em golpes. Ela pode ser acessada através deste link.
Denuncie
O consumidor que tiver seu direito violado ou que flagrar uma situação abusiva pode entrar em contato com o Procon Goiás por meio das linhas: 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior) ou da plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Pelo site, também é possível agendar atendimento presencial no órgão.