Entre montanhas e mar, nova rota turística quer conectar Goiás ao Rio de Janeiro
Distrito Federal e Minas Gerais também farão parte do trajeto que, além das belezas, envolverá comidas típicas, tradições, arte e contemporaneidade


De início, a BR-040 pode parecer apenas mais uma rodovia entre tantas que cortam o Brasil. Porém, os 1.179 quilômetros de extensão da via escondem belezas que serão reveladas em um novo projeto que envolverá Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais: a Via Liberdade.
O projeto pretende explorar o potencial turístico da rodovia. Entre eles as paisagens entre montanhas e mar, cidades imperiais, natureza, horizontes, capitais, metrópoles, comidas típicas, tradições, sertão, arte e contemporaneidade.
Durante a implementação do projeto serão realizados encontros com pesquisadores, artistas e especialistas com temas relacionados a história do Brasil.
O acordo de cooperação técnica entre os estados pelo qual a via passa foi assinado no final do mês de outubro. À época, o presidente da Goiás Turismo Fabrício Amaral comemorou a assinatura e destacou as benesses que o projeto trará para os envolvidos.
“Essa iniciativa tem potencial para atrair o turista e assim gerar oportunidades de negócios e desenvolvimento nas comunidades locais, emprego e renda aos municípios”, afirmou.