Os detalhes da super operação do Corpo de Bombeiros para encontrar garotinha que se afogou em rio
Equipes de Anápolis ficaram mobilizadas por dias e comandante deu dicas para evitar fatalidades da mesma natureza
Após um esforço incessante, os militares do Corpo de Bombeiros finalizaram com sucesso, no início da tarde desta segunda-feira (03), as atividades da força-tarefa responsável por encontrar a garotinha Tamires Alves dos Santos, de 04 anos.
O corpo só foi localizado graças ao trabalho constante dos militares da 2ª Companhia Independente de Busca e Salvamento dos Bombeiros de Anápolis, que auxiliaram nos mais de cinco dias de buscas no Rio Salabro, em Guarani de Goiás.
Eles participaram desde o início, logo após finalizarem uma outra ocorrência no município de Divinópolis, chegando a passar o feriado de Revéillon ainda empenhados na ação em busca da criança, que se afogou enquanto brincava na beira do rio.
Eventualmente, a equipe composta pelos 1° sargentos Menezes e Vinícius, o 3° sargento Reginaldo e os soldados Argenta e Pedro, conseguiu encontrá-la cerca de 700 metros abaixo da localidade onde havia sido vista pela última vez.
Em entrevista ao Portal 6, o comandante da unidade de busca, capitão Higor Mendonça, explicou alguns dos detalhes que tornaram a ocorrência tão trabalhosa para a corporação.
Segundo ele, áreas de rios são sempre bastante complicadas, muito por conta da influência da correnteza e do fluxo de água, que carrega o corpo rio abaixo, às vezes para bem longe de onde o afogamento originalmente aconteceu.
“Especialmente em época de chuva, quando o nível sobe e o rio ganha maiores proporções, com uma correnteza muito forte”, explicou.
Em casos onde a área possui água parada e tranquila, como o Lago Corumbá 4, por exemplo, a ação dos militares costuma ser finalizada de forma muito mais rápida.
“Nessas situações, os primeiros mergulhos, já nas 24h iniciais, costumam ser de bastante sucesso, principalmente quando contamos com o relato de testemunhas que presenciaram o local exato do incidente”, completou.
Cuidados
O comandante também aproveitou a oportunidade para alertar os banhistas de alguns perigos e cuidados para se ter durante o lazer.
“As crianças devem ser observadas a todo momento, 100% do tempo, independente de estarem com equipamentos de proteção ou não”, avisou.
Quanto aos adultos, o oficial relembrou que nunca é recomendado tomar banho em águas de profundidade desconhecida ou que estejam em um período de cheia ou forte correnteza.
“Esses fatores derrubam até a pessoa que sabe nadar. O mais importante, porém, é nunca entrar na água após ingerir bebida alcóolica, pois são grandes inimigas. Nós, infelizmente, temos percebido essa relação cada vez mais constante nos casos de afogamento”, justificou.