Eixo Anhanguera inicia modernização radical e novo biarticulado já começa a circular
Além de ser elétrico, o modelo de ônibus tem ar-condicionado e carregador de celular
A modernização do serviço de transporte do Eixo Anhanguera teve um capítulo importante na manhã dessa segunda-feira (17). O primeiro ônibus 100% elétrico da nova frota foi oficialmente apresentado.
Trata-se ainda de um passo inicial, no qual o veículo passará por 30 dias de avaliação. Nesse período, ele vai rodar sem passageiros, já que o objetivo é analisar as viabilidades técnica e econômica.
Somente a partir de junho começa a troca completa da frota, que deve durar oito meses. Ela contempla 106 ônibus elétricos, que vão substituir os atuais 86 em uso no trecho.
O modelo de negócio adotado é de Parceria Público-Privada (PPP). Assim, o governo não terá que comprar os veículos e sim a energia elétrica para abastecê-los. A contrapartida do consórcio de transporte é o fornecimento da frota acordada. O contrato tem duração de 20 anos.
Características
O ônibus elétrico em questão tem autonomia de 250 quilômetros. Conta com ar-condicionado e carregadores de celular. Além de mais confortável para o usuário, ele vai evitar a emissão de mais de 100 toneladas de CO2 todos os anos.
Consórcio formado por Marcopolo, Enel X e HP-ITA (Urbi Mobilidade Urbana) é responsável pelo ônibus, que é produzido pela montadora chinesa Build Your Dreams (BYD). A empresa tem fábrica em Campinas (SP).