Fortalecimento da UEG passa pela valorização de técnicos e professores

A Universidade Estadual de Goiás está entre os grandes marcos de avanço da Educação em nosso Estado. A sua criação, a partir da reunião das diversas faculdades isoladas no ano de 1999, permitiu a formação de um modelo descentralizado de ensino que passou a chegar aos goianos nas mais diversas regiões de Goiás.
Duas décadas depois, a UEG consolidou a sua importância para muito além da Educação Pública Superior. Sua relevância gerou impactos positivos nos índices sociais e econômicos de Goiás através da formação de uma nova sociedade produtiva. Hoje, seria impossível imaginar nosso Estado sem os milhares de profissionais oriundos da UEG.
A UEG – assim como qualquer estrutura pública de prestação de serviços – é feita por pessoas. São profissionais das mais diversas áreas. Homens e mulheres que se dedicam diariamente ao ensino superior e contribuem para que cidadãos e cidadãs realizem seus sonhos. Aquele belo sonho de ter um diploma e viver uma mudança de vida com um novo emprego, uma nova carreira. Sonhos materializados de mãos dadas com a Universidade e seus profissionais.
A partir disto, afirmo: é urgente e imprescindível promover a valorização dos servidores técnicos, professores, mestres e doutores da nossa Universidade Estadual de Goiás.
Tenho uma proximidade e identificação com as lutas da UEG por reconhecer a sua importância e saber do seu impacto social. Em minha atuação política, tenho na Educação a grande bandeira de transformação social. Por isto, renovo meu apoio como deputado estadual aos servidores da UEG.
Queremos lançar o debate acerca da criação de um modelo de valorização dos doutores que atualmente emprestam seu conhecimento à universidade, mas que ainda não possuem o devido reconhecimento legal em seus planos de carreiras. Da mesma forma, temos conhecimento e queremos atuar pelo reconhecimento da titularidade dos técnicos administrativos, que vivem desafios diários quanto a suas carreiras.
Pretendo ampliar este debate na Assembleia Legislativa, reverberando a importância para todo o Estado de um tema significativo: o salto de qualidade que a UEG poderá ter ao oficializar um renovado plano de carreira dos servidores técnicos, professores, mestres e doutores.
O conhecimento precisa ser valorizado por uma questão de justiça. E acima de tudo, para um maior engrandecimento da qualidade de ensino da UEG, que já deu provas de ser elevada.
Leia também
- Receita de patê de frango rápido e fácil, muito gostoso e ideal para torradas, pães, lanches, sanduíches e até para acompanhar arroz
- Um grande amor está marcado para surgir e trazer prosperidade na vida desses 6 signos
- Profissões que pagam mais de R$ 5 mil por mês e não trabalham final de semana, segundo especialistas de RH
- Lotofácil da Independência 2025: Caixa divulga ganhadores do prêmio de R$ 220 milhões
Mais doutores, devidamente reconhecidos em seus quadros, fará da nossa universidade uma referência nacional e, certamente, um modelo a ser seguido por outros Estados. Esse é o caminho a seguir.
Amilton Filho é advogado e deputado estadual pelo Solidariedade. Escreve às quintas-feiras. Siga-o no Instagram.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as visões do Portal 6.