Mais de 2 milhões de goianos não buscaram dose de reforço e idosos são 10% desse contingente

Números do Ministério da Saúde também mostra que cerca de 800 mil pessoas no estado sequer completaram o esquema vacinal primária

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Mais de 2 milhões de goianos não buscaram dose de reforço e idosos são 10% desse contingente
Pessoas estão deixando de tomar a dose de reforço. (Foto: Christiano Antonucci)

A população goiana está se “esquecendo” de tomar a vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 2,2 milhões de pessoas aptas em Goiás estão em atraso para tomar as doses de reforço contra a doença.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), mais de 286.803 idosos (acima de 60 anos), grupo mais sensível à doença, não havia completado o esquema vacinal no estado até o dia 21 de fevereiro.

Em relação às doses de reforço, são 1,175 milhão de goianos que são considerados faltosos, ou seja, passados 120 dias da aplicação da segunda dose (D2) ou dose única (DU), ainda não compareceram aos serviços de vacinação para complementar a imunização.

Além disso, outras 778.393 não completaram o esquema vacinal primário, ou seja, tomaram a primeira dose (D1) mas “esqueceram” de tomar a D2.

O boletim do MS também traz dados a respeito das metas de cobertura vacinal, divididas por faixa etária.

Em Goiás, apenas a população acima dos 50 anos está seguindo a meta para o esquema vacinal primário, com mais de 90% desses grupos vacinados. A partir dos 60 anos, inclusive, a cobertura é de 100%.

Já em relação às doses de reforço, o objetivo atual é que se chegue a 60% de imunização completa. Contudo, apenas a população acima de 60 anos cumpriu o estabelecido, sendo que nenhuma faixa de idade chegou aos 100%.

Os piores números estão entre os mais jovem, especialmente os de 18 a 19 anos. Apenas 7,9% deles tomaram a dose de reforço até o momento.

Contudo, vale destacar que, por terem começado a se vacinar mais tarde, é natural que esses índices estejam mais baixos entre esse grupo populacional.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.