O que os gases querem te dizer e como evitá-los?
A presença de gases ou flatulências é completamente normal nos indivíduos, porém em excesso pode causar grande desconforto, dores no abdômen, distensão abdominal e até constrangimento social.
A maior parte dos gases é produzida por carboidratos que não são quebrados no estômago. O fato do intestino não produzir enzimas para digeri-los leva ao processo de fermentação por bactérias intestinais, e assim são formados os gases.
A má digestão dos alimentos também está relacionada a mastigação insuficiente. Comer rápido demais faz com que o bolo alimentar chegue ao intestino sem estar bem digerido, e isso é mais um fator que contribui para a fermentação do alimento.
É comum que intolerâncias alimentares levem a maior produção de flatos (puns). Além da intolerância a lactose, algumas pessoas notam estufamento quando ingerem produtos industrializados, como os sucos adoçados com frutose (o açúcar das frutas). Adoçantes a base de sorbitol e xilitol também estão relacionados a maior produção de gases.
Alguns hábitos podem ser adotados para amenizar este problema. A digestão começa antes mesmo de comer. Por isso, reserve um tempo tranquilo para se alimentar, coma com atenção e mastigue bem os alimentos. Colocar as leguminosas de molho e cozinhar bem os alimentos fonte de amido evitam a fermentação. Identificar intolerâncias alimentares e retirar os alimentos que causam má digestão é essencial. Outra dica é: Se movimente! Andar é sempre bom e ajuda a prevenir e até aliviar os gases.
Ana Teixeira é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Nutrição Funcional pelo Instituto VP e Nutrição Esportiva e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP). Tem consultório próprio em Anápolis e escreve todas as quartas-feiras no Portal6. Siga-a no Instagram.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do site.