Mais de 40 milhões de pessoas podem consultar benefício liberado pelo Governo Federal; veja como

Trabalhadores com carteira assinada podem realizar saque de até R$1 mil até o dia 15 de junho

Augusto Araújo -
Mais de 40 milhões de pessoas podem consultar benefício liberado pelo Governo Federal; veja como
Saque extraordinário do FGTS será disponibilizado a partir desta quarta-feira (20).

Mais de 40 milhões de pessoas podem ter direito ao saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberado pelo Governo Federal neste mês de abril.

Assim, é possível que o cidadão interessado faça uma consulta para saber se tem direito ao benefício, que oferece até R$1 mil de contas ativas e inativas do FGTS.

Dessa forma, confira aqui se você pode ser uma das pessoas que podem sacar essa quantia e como descobrir se você de fato pode recebê-la.

Mais de 40 milhões de pessoas podem consultar benefício liberado pelo Governo Federal; veja como

Primeiramente é importante pontuar quem pode fazer o saque emergencial do FGTS. Sendo assim, podem sacar aqueles que tem ou já tiveram um emprego de carteira assinada.

 Isso porque todos os meses o empregador desconta uma porcentagem do salário do funcionário e deposita na conta do fundo.

Além disso, para cada trabalho formal, existe uma conta diferente e, por isso, a mesma pessoa pode ter várias.

Com isso, o benefício será disponibilizado a partir desta quarta-feira (20). Vale destacar que o calendário de depósitos serão feitos de forma escalonada até o dia 15 de junho.

O dinheiro será disponibilizado a partir do mês de nascimento dos trabalhadores. Sendo assim, nascidos em janeiro poderão fazer o saque primeiro, enquanto os que fazem aniversário em dezembro serão os últimos.

No entanto, caso o interessado perca o prazo estabelecido pelo calendário, não tem problema. Isso porque a quantia poderá ser sacada até o dia 15 de dezembro de 2022.

Como consultar

De forma virtual, é possível fazer a consulta no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no celular pela Apple Store ou Play Store.

Na página da Caixa Econômica, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep) ou usar a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.

Quem tiver o SMS cadastrado no site vai receber o valor do saque por mensagem no celular.

Outra forma de fazer uma consulta, de forma gratuita pelo celular ou pelo telefone. Basta digitar o número 0800 726 0207, para falar com a Central de Atendimento CAIXA Cidadão.

O atendimento virtual está disponível 24 horas por dia.  Mas para falar com uma pessoa, a ligação deve ser feita entre segunda e sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Como esse telefone também oferece acesso às informações de outros benefícios, clique na opção 6 para ter dados sobre o FGTS.

Depois, aguarde na linha para ser atendido. Durante a ligação, é necessário confirmar sua identidade, por meio da data de nascimento e o número do CPF.

A identificação também pode ser feita a partir do número do NIS. Assim, é possível saber se você tem direito ao saque e conferir a data em que o dinheiro será liberado.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.