Novo modelo da carteira de identidade começa a ser emitido em Goiás nesta semana
Estado foi selecionado para ser um dos primeiros do país a aderir ao documento


Os goianos podem, a partir desta semana, obter o novo modelo da carteira de identidade. O estado foi selecionado como um dos primeiros para implantar o novo formato do documento.
O Rio Grande do Sul será a primeira unidade federativa a emiti-la, já na terça-feira (26). No dia seguinte, além de Goiás, Acre, Minas Gerais, Paraíba e Distrito Federal também emitirão o documento no novo formato.
As novas identidades passarão a ter o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o tradicional RG será desconsiderado. O objetivo é unificar o número em todo o país. Vale lembrar que hoje cada unidade da federação pode emitir uma identidade diferente.
Além disso, um QR Code instaurado no documento permitirá a validação eletrônica, que poderá ser lido em qualquer smartphone.
De acordo com o Ministério da Economia, apenas cidadãos que estiverem com as informações atualizadas no CPF poderão emitir a nova identidade neste primeiro momento.
Caso algum dado no cadastro esteja incorreto, os interessados poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal.
Mesmo com a mudança, o atual RG ainda vai valer por 10 anos.