Anápolis ainda tem que vacinar quase 20 mil crianças contra a poliomielite

Dia D de imunização ocorreu no fim de semana, mas poucos pais levaram os filhos aos postos de vacinação

Aglys Nadielle Aglys Nadielle -
Cobertura da vacina BCG no Brasil atinge 75,3% neste ano
Cobertura vacinal contra Poliomielite ainda é baixa em Anápolis (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo)

Anápolis ainda precisa vacinar quase 20 mil crianças de até 05 anos de idade contra a poliomielite. A campanha na cidade, assim como a nível nacional, ainda não emplacou.

Nem mesmo o Dia D de Multivacinação, no sábado (20), foi capaz de estimular a imunização. Somente 968 crianças se vacinaram contra a pólio.

“O movimento foi importante, mas não suficiente, neste momento nós atingimos a cobertura da poliomielite de apenas 9,91%, para nós a meta é atingir 95%”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia.

O objetivo da cidade é atingir 21.974 imunizados. Segundo Mirlene, o número total de crianças vacinadas até agora é de 2.968.

Para tentar chegar à meta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estuda oferecer o imunizante nas escolas. “Com a vacina contra Covid-19, nós vimos o número melhorar a partir desta ação”, destaca.

Vacinas de rotina

O Dia D também contemplava toda a população que ainda não completou 15 anos. No evento, as crianças e adolescentes puderam atualizar o cartão de vacinação com imunizantes de rotina.

As vacinas disponíveis são contra: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente.

“Nós tivemos bastante atualização de cadernetas, inclusive também que procuraram a unidade”, disse.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.