Anápolis ainda tem que vacinar quase 20 mil crianças contra a poliomielite
Dia D de imunização ocorreu no fim de semana, mas poucos pais levaram os filhos aos postos de vacinação


Anápolis ainda precisa vacinar quase 20 mil crianças de até 05 anos de idade contra a poliomielite. A campanha na cidade, assim como a nível nacional, ainda não emplacou.
Nem mesmo o Dia D de Multivacinação, no sábado (20), foi capaz de estimular a imunização. Somente 968 crianças se vacinaram contra a pólio.
“O movimento foi importante, mas não suficiente, neste momento nós atingimos a cobertura da poliomielite de apenas 9,91%, para nós a meta é atingir 95%”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Mirlene Garcia.
O objetivo da cidade é atingir 21.974 imunizados. Segundo Mirlene, o número total de crianças vacinadas até agora é de 2.968.
Para tentar chegar à meta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estuda oferecer o imunizante nas escolas. “Com a vacina contra Covid-19, nós vimos o número melhorar a partir desta ação”, destaca.
Vacinas de rotina
O Dia D também contemplava toda a população que ainda não completou 15 anos. No evento, as crianças e adolescentes puderam atualizar o cartão de vacinação com imunizantes de rotina.
As vacinas disponíveis são contra: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente.
“Nós tivemos bastante atualização de cadernetas, inclusive também que procuraram a unidade”, disse.