6 melhores maneiras de preparar ovos que você talvez não conhecia
Do clássico ao mais requintado, existem muitas formas de preparar ovos aí da sua casa mesmo; veja
Sem sombra de dúvidas, os ovos são um dos alimentos mais nutritivos e queridos pelo mundo todo.
Isso porque, além dele ser uma das principais fontes de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo, os ovos também são muito versáteis na cozinha e é disso que vamos falar hoje!
6 melhores maneiras de preparar ovos que você talvez não conhecia:
1. Cozido
Começando nossa lista, aqui está a forma mais clássica de preparar o ovo e a única maneira de garantir seus nutrientes por completo.
Para isso, encha uma panela com água e coloque no fogo. Quando a água estiver fervendo, coloque o ovo dentro e abaixe o nível das chamas, para não correr o risco de queimar o alimento.
Caso você queira que a gema endureça, o ideal é deixar cozinhar por cerca de 12 minutos. Já para uma consistência mais mole, deixe apenas por 5 minutos.
Depois, é só tirar o ovo da panela, remover a casca, temperar com sal e outras hortaliças e servir da forma que preferir. Bem básico e delicioso!
2. Poché
Se você quer apostar em um jeito mais refinado de preparar esse alimento, aposto do poché.
Para isso, você precisa quebrar o ovo em um recipiente (tomando cuidado para não desfazer a gema) e, depois, colocar em uma panela com água quente.
Só tome cuidado para a água não ferver em momento nenhum, senão a receita fica comprometida!
Vale lembrar que a gema e a clara ficarão soltas na água (sem a proteção da casca), de modo que cozinham mais rápido.
O ideal é deixar o ovo mergulhado na água por cerca de 5 ou 7 minutos e, depois, tirar com a ajuda de uma colher grande com furinhos, para que a água escorra.
Depois de tirar o alimento do fogo, você pode temperá-lo com sal, pimenta e outros ingredientes que preferir. Não tem erro!
3. Omelete
Aqui está uma preparação mais nutritiva ideal para o seu café da manhã.
Você precisa bater os ovos em um prato e, depois, colocá-los em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite ou óleo de coco, que são opções mais saudáveis que o óleo comum de cozinha.
Depois, é só ir adicionando tomate e cebola picados, sal, pimenta, queijo minas e até mesmo alguns legumes, como a cenoura e a abobrinha que ficam deliciosas.
E voilà, está pronto!
4. Cocotte
Assim como o poché, o cocotte é mais uma versão requintada de fazer um ovo.
Para isso, basta quebrar o ovo no cocotte e adicionar os outros ingredientes (azeite, alho espremido, sal noz moscada, salsinha, creme de leite e queijo ralado a gosto).
Depois, é só deixar o pote em banho-maria por cerca de 20 minutos, sem misturar os ingredientes.
5. Servidos em anéis de pimentão ou na cebola
Aqui está um jeito para variar o paladar e variar na apresentação, já que os ovos ficam lindos e divertidos.
Assim, corte o pimentão (ou a cebola) em formato de anel e coloque os pedaços em cima de uma frigideira antiaderente.
Depois, quebre os ovos dentro dos anéis, com um pouco de azeite, e frite normalmente. Desse jeito, o ovo não vai se espalhar por toda a frigideira, pois vai ficar delimitado em uma área redonda por conta do anel. Fica uma delícia!
6. Mexidos
Por último, não poderíamos deixar de lado o clássico jeito de preparar ovos: mexidos, só que nesse caso vamos usar requeijão.
Para isso, quebre os ovos na frigideira e mexa rapidamente para eles ficarem mexidos.
Quando eles estiverem prontos, ainda na frigideira adicione uma colher de requeijão e mexa até ficar cremoso. E está pronto!
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!