6 problemas de saúde que quem possui diabetes precisa cuidar para não ter
Especialistas apontam que as complicações ocorrem principalmente quando o tratamento da diabetes não é realizado corretamente pelo paciente
A diabetes já é uma condição delicada de ser lidada diariamente, no entanto, os pacientes com o diagnóstico precisam redobrar os cuidados pessoais para não desenvolverem outros problemas de saúde.
Especialistas apontam que as complicações ocorrem principalmente quando o tratamento da enfermidade não é realizado corretamente, assim como também quando não há o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Entretanto, tais problemas podem ser facilmente evitados, com o uso correto das medicações, a prática de atividades físicas, o controle da glicemia durante todo o dia, acompanhamento médico regular e uma alimentação saudável.
Como é preciso redobrar os cuidados com algumas complicações, separamos algumas para que você possa ficar atento.
6 problemas de saúde que quem possui diabetes precisa cuidar para não ter
1. Pé diabético
Como o próprio nome já indica, o pé diabético é um problema de saúde que acomete os diabéticos, sendo considerado como uma das complicações mais frequentes.
A enfermidade costuma fazer com que apareça feridas na pele, além de provocar uma falta de sensibilidade na região dos pés.
Em casos mais graves, o pé diabético pode levar até mesmo à amputação.
Quando se recebe o diagnóstico, o paciente precisa lavar com cuidado diariamente os pés, aplicar hidratante corporal e realizar curativos no posto médico.
2. Catarata
Problemas de saúde nos olhos também podem ser frequentes em pacientes com diabetes, exigindo assim um cuidado maior para evitar, por exemplo, a catarata.
A doença faz com que a visão fique um tanto embaçada devido a formação de uma opacidade no cristalino do olho.
3. Retinopatia diabética
Também nos olhos, um outro problema que deve ser cuidado para não ocorrer em pacientes com a enfermidade é a retinopatia diabética.
Ela costuma acontecer quando a diabetes não está sendo tratada como deveria, ou até mesmo quando ainda não foi identificada.
A retinopatia diabética é dividida em dois diferentes tipos, sendo eles, a retinopatia diabética não proliferativa, que é a fase inicial caracterizada pela presença de pequenas lesões nos vasos sanguíneos do olho, e a forma mais grave que é a retinopatia diabética proliferativa, que causa dano permanente e pode levar à piora da visão ou à cegueira.
4. Neuropatia diabética
A neuropatia diabética é a degeneração progressiva dos nervos e pode acarretar na diminuição da sensibilidade em algumas partes do corpo.
A condição pode levar ao pé diabético, além de também causar desconfortáveis sensações de queimação, frio ou formigamento nos membros que forem afetados.
5. Infecções
Para os diabéticos, quando não se tem os cuidados necessários, as mais diversas infecções podem se tornar problemas de saúde frequentes.
Isso ocorre devido a grande quantidade de açúcar presente no sangue do paciente que favorece o desenvolvimento de tais distúrbios e a proliferação de microrganismos.
6. Problemas no coração
Por último, mas não por isso menos perigoso, temos os problemas no coração.
Essas alterações podem ocorrer diante dos processos inflamatórios que ocorrem no organismo quando a diabetes não está controlada.
A desordem aumenta o risco de comprometimento do coração, consequentemente também aumentando as chances de se desenvolver um infarto, aumento da pressão arterial ou ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!