É seguro jogar água na panela de pressão quente? Veja se você está fazendo certo
Abrir a panela pode ser um pouco complicado, por isso, algumas pessoas se reiventam para destravar a tampa
Se você acha que essa história de panela de pressão é coisa de alta tecnologia, que surgiu há poucas décadas, você está bem enganado!
A verdade é que desde os tempos de seus tataravós, essa panela já existia!
Isso porque ela surgiu na França em 1679, e foi chamada inicialmente de Marmita de Papin ou Digestor de Papin.
Naquela época, seu inventor queria mostrar que o aumento de pressão sobre um líquido faz elevar a sua temperatura de ebulição.
Bom e desde então passamos a usar essa engenhosa invenção dentro da cozinha para preparar alimentos de forma mais rápida, como o cozimento de algumas verduras e carnes.
Sem muitos segredos, basicamente quando fechamos a panela, ela já contém uma quantidade de ar, que está com a pressão igual à atmosférica.
Visto que nela há uma borracha que veda a panela, ao aquecermos-a, os vapores de água vão aumentando e seu escape fica impedido.
Desse modo, a pressão do ar aprisionado se soma com a dos vapores, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior.
Assim, com uma alta pressão, o líquido entra em ebulição em uma temperatura mais alta e cozinha mais rapidamente os alimentos.
Bom, mas e depois?
Simples! Depois de cozinhar os alimentos a tampa da panela fica travada e por isso abri-la pode ser um pouco difícil.
Mas a forma mais segura de abrir a panela é deixar a pressão sair naturalmente, o problema é que esse processo pode ser um pouco demorado, obrigando algumas pessoas a se reinventarem para acelerar isso, como jogar água.
Mas será que isso é seguro?
Afinal, pode jogar água na panela de pressão?
Sim! Jogar água na panela de pressão quente é seguro.
O que acontece é que os modelos mais novos do utensílio são fabricados em alumínio, que é um material mais seguro, que se molda e se adapta à temperatura.
Dessa forma, mesmo com o choque térmico causado pela mudança brusca de temperatura, quando você coloca a sua panela embaixo d’água, não há nenhum rompimento do material e com isso não existe a possibilidade da expulsão dos pinos.
Mas vale destacar que as panelas feitas em outros materiais, como ferro, podem ser perigosas, já que podem acabar trincando e expulsando o pino da panela. O que pode causar graves acidentes.
Por isso, a melhor saída é ler bem o manual de instrução da sua panela e ver se ela possui o selo do Inmetro, essa é uma forma de garantia sobre a qualidade do utensílio.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!