Você pode estar sentindo ansiedade noturna; veja os sinais
Especialistas apontam que os sintomas da ansiedade atacam mais pela noite pelo simples fato de ser a hora em que nos distanciamos dos estimulantes e distrações
Com os dias tão corridos e agitados, às vezes, na hora de dormir bate aquela angústia e o cérebro parece não querer desligar por nada. Porém, o que muitos não sabem é que todo esse sentimento diferente pode ser indício de uma ansiedade noturna.
Na hora de dormir, o momento que deveria ser relaxante acaba se tornando uma grande confusão mental. Isso porque neste momento, a cabeça começa a ficar ainda mais caótica, repleta de pensamentos e preocupações.
Especialistas apontam que os sintomas da ansiedade atacam mais pela noite pelo simples fato de ser a hora em que nos distanciamos dos estimulantes e distrações, ficando assim sozinhos com os nossos pensamentos.
Assim, aqueles que são afetados pelo transtorno ficam mais suscetíveis a passar toda a noite sofrendo com medos constantes e pensamentos negativos.
Porém, muitos não sabem que os problemas noturnos podem na verdade significar uma ansiedade e pensando nisso, selecionamos alguns sintomas.
Você pode estar sentindo ansiedade noturna; veja os sinais
1. Inquietação
Você parece nunca encontrar uma boa posição na hora de dormir e por isso, fica um bom tempo rolando de um lado para o outro? Então saiba que esse é um dos sintomas.
A ansiedade noturna faz com que o cérebro não consiga se desconectar, assim, ele procura por diferentes formas de se ocupar, trazendo aquela incômoda inquietação.
É neste momento que o travesseiro parece ficar desconfortável, as temperaturas começam a incomodar e tudo parece colaborar para que você não consiga enfim relaxar o seu corpo e a sua mente.
2. Preocupações em excesso
Antes de dormir, a cabeça parece começar a gritar todas as inquietações acumuladas durante todo o dia e de repente, você percebe que está tomado por preocupações.
Por mais que o cansaço tome o seu corpo, a mente não se acalma e insiste em continuar com os milhares de pensamentos que podem até mesmo ser um tanto catastróficos.
3. Respiração curta
A respiração curta, sensação de aperto no peito, ou até mesmo falta de ar quando vai se aproximando da hora de dormir podem ser indícios de ansiedade noturna.
Por conta da alteração no ritmo da respiração, a pessoa ansiosa pode hiperventilar, fazendo com que sinta as dores no peito e trazendo uma estranha sensação de estar quase sufocando.
4. Dificuldade para dormir
Um outro sintoma clássico da condição é a dificuldade para dormir causada pelos pensamentos acelerados que não permitem que o cérebro descanse.
Por mais que uma hora o sono vença, o processo até fechar os olhos costuma ser longo e extremamente exaustivo para a mente.
5. Acordar várias vezes
Para uma pessoa ansiosa, uma noite inteira tranquila de sono não é algo muito comum, podendo até mesmo acontecer apenas em raras ocasiões.
Isso porque normalmente o sono é agitado, contando com diversos despertares ao longo da madrugada, seja por motivos aleatórios, para ir ao banheiro, ou até para trocar de posição.
6. Sensação de calor e sudorese
Por causa da ansiedade, é normal sofrer com uma chata sensação de calor e sudorese excessivos durante a noite.
Isso porque a temperatura corporal acaba aumentando para deixar o corpo preparado para lidar com o “perigo” que acredita que pode estar por vir.
7. Sono insuficiente e pesadelos constantes
Um outro sinal de que você pode estar sofrendo com ansiedade noturna é se você acorda e sente que permanece cansado, além de contar com pesadelos frequentes.
Estes cenários são comuns pelo fato de que mesmo durante o sono, a mente não consegue relaxar, fazendo com que a noite não seja revigorante.
Aviso. Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!