Goiás tem município 12 vezes maior que Nova York e um dos mais ricos do país
A 300 km da capital, maior cidade do estado guarda belezas naturais e construções históricas sob point de mineração

No Norte goiano, um verdadeiro paraíso ainda pouco explorado pelos viajantes que visitam o interior do estado: espelhos d’água, serras e grutas contornam Niquelândia, a 300 km de Goiânia. O município é o maior de Goiás, com quase 10 mil quilômetros quadrados – 12 vezes maior que Nova York, nos Estados Unidos.
A cidade possui uma das maiores reservas de níquel do mundo, o que, além de ser carro chefe na economia, serviu de inspiração para o nome Niquelândia. São 120 minérios que também fazem parte da cadeia de mineração de ouro, quartzo, calcário, mármore e até urânio e diamante.
Um dos cartões-postais da região é o lago da hidrelétrica da Serra da Mesa, o quarto maior lago artificial do mundo em extensão e volume. A represa é repleta de peixes de várias espécies e, por ali, a prática de esportes náuticos é atividade bastante comum.
Leia também
- IFG abre vagas para curso de especialização gratuito em Inteligência Artificial
- Crise de ciúmes termina com destruição de carro e apartamento em Goiânia
- Crianças e adolescentes de Anápolis terão aulas gratuitas de karatê, jiu-jitsu, capoeira e taekwondo com material incluso
- Polícia investiga se advogado encontrado morto após desaparecer em Goiânia foi vítima de homicídio
Nos arredores do município, mais belezas naturais para apreciar. Entre as atrações estão as cachoeiras do Muquém, de São Bento e de Pai Chico, com belíssimas cascatas e vista para o cerrado, além das grutas de São Pedro e do Cocal.
O turista ainda vai encontrar riquezas arquitetônicas como as igrejas de São José e de Santa Ifigênia. As duas abrigam os altares mais ricos do Brasil, feitos de ouro puro.