Governo de Goiás divulga o calendário do IPVA 2023; veja as datas de pagamento

Imposto pode ser dividido para pagamento em até dez vezes, com exceção de placas com final 1 e 2

Rafael Tomazeti Rafael Tomazeti -
Governo de Goiás divulga o calendário do IPVA 2023; veja as datas de pagamento
Imagem mostra filas de carros em Goiânia. (Foto: Secom/Governo de Goiás)

Foi divulgado nesta terça-feira (27) o calendário de pagamento do IPVA de 2023 para veículos emplacados em Goiás. Veículos com placa final 1 devem pagar a primeira parcela até o dia 09 de janeiro.

De acordo com a Secretaria de Economia, o tributo não é reajustado desde 2015 e a base de cálculo do imposto incide sobre a tabela feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com o valor venal dos veículos no mercado local, que teve aumento de 9,95% em média no estado.

A quitação poderá ser feita em até 10 parcelas, com exceção dos motoristas que possuem veículos com placas terminadas em 1 e 2, que poderão fazer o parcelamento em nove vezes.

O motivo é o prazo fixado pelo Código Nacional de Trânsito (Contran) que estipula a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas de finais 1 e 2 em todo o país até setembro.

O calendário começa em janeiro para todas as placas e termina em novembro, a depender da opção de pagamento do contribuinte. Com o prazo alongado de pagamento do imposto, a data limite para quitação do IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, ocorrerá de setembro a outubro.

Veja o calendário:

As alíquotas são de 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.

Para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos), 3%. Os veículos utilitários pagam 3,45%. Os terrestres de passeio, veículo aéreo e aquático e outros pagam 3,75%.

Estão isentos do IPVA veículos a partir de 15 anos, assim como Pessoas com Deficiência, ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar ou veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana, além de redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.

Os participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais.

O Detran Goiás não vai enviar boletos por Correios ou e-mail. Eles devem ser gerados pelo aplicativo DetranGO ON ou no site. Eles também pode ser retirados em uma unidade do Vapt Vupt.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade