Após quase 30 dias internada, gêmea siamesa Valentina é extubada em Goiânia

Sedação da criança foi reduzida gradualmente para que a equipe fosse capaz de realizar o procedimento

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Após quase 30 dias internada, gêmea siamesa Valentina é extubada em Goiânia
Imagem mostra a gêmea siamesa Valentina em UTI após cirurgia de separação, em Goiânia. (Foto: Divulgação/Zacharias Calil)

Após quase 30 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, a gêmea siamesa Valentina Prado, foi extubada na tarde de segunda-feira (06). A  sedação da criança foi reduzida gradualmente até que a equipe fosse capaz de realizar o procedimento.

Apesar da evolução, ela ainda está em estado grave e precisa utilizar o cateter de alto fluxo nasal, que serve como um suporte de oxigênio. 

A irmã de Valentina, a gêmea Heloá, já foi extubada e o estado de saúde dela é considerado regular. Ela já consegue se alimentar pela boca, sem a ajuda de aparelhos, e tem tido uma boa aceitação a dieta. 

As siamesas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e passaram por uma cirurgia de separação de corpos no dia 11 de janeiro de 2023, na mesma unidade de saúde que estão internadas. 

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade