Ministério da Saúde lança edital com 188 vagas para Mais Médicos em Goiás

Inscrições se encerram no dia 31 de maio e a previsão é de que a atuação se inicie no fim de junho

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Ministério da Saúde lança edital com 188 vagas para Mais Médicos em Goiás
(Foto: Reprodução/Elza Fiúza/Agência Brasil)

As inscrições para o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, serão abertas nesta sexta-feira (29) e profissionais brasileiros terão prioridades.

O edital determina 5.970 vagas para 1.994 municípios. Dessa forma, em Goiás, serão 188 postos a serem ocupados.

As inscrições se encerram no dia 31 de maio e a previsão é de que a atuação se inicie no fim de junho.

Além da qualificação, os participantes poderão receber incentivos e, de acordo com o edital, aqueles que forem alocados para regiões mais vulneráveis recebem porcentual maior.

Quem permanecer por 48 meses nessas regiões poderão receber R$ 120 mil e estudantes do FIES, de acordo com a dívida com o financiamento, tempo e localidade, podem receber até R$ 475 mil.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) no site do Mais Médicos no período previsto.

Após a validação da inscrição, é possível escolher até dois locais de atuação, entre os dias 1º e 05 de junho.

Além de Goiânia, outros municípios contemplados foram Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Faina, Crixás e Jataí.

O Governo Federal reformulou o programa para estimular a permanência, principalmente nas áreas de extrema pobreza e de difícil acesso que historicamente sofrem com a falta de assistência médica.

Isso porque, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 41% dos profissionais desistem do programa.

Entre as novidades, está a possibilidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado em Saúde da Família.

Vale destacar que médicos brasileiros formados no exterior ou estrangeiros podem participar na falta de profissionais formados em território nacional.

Além disso, mulheres que se tornarem mães durante a permanência ainda terão seis meses de licença maternidade e complemento do INSS para o valor da bolsa do programa.

A jornada de trabalho é de 44h semanais nos cursos de aperfeiçoamento lato ou stricto senso, sendo que 36 h são dedicadas às atividades assistenciais e as demais são destinadas às atividades de formação.

O tempo de atuação é de quatro anos, prorrogável por igual período.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade