Idosas de Anápolis ganham ensaio fotográfico e o resultado é maravilhoso
"Não sabemos reconhecer a sexualidade do idoso, que eles ainda têm e que precisa ser vivida", explica Manoel Vanderic
Diversas senhoras residentes dos abrigos Professor Nicephoro Pereira da Silva e Monte Sinai, em Anápolis, protagonizaram um belo e delicado ensaio fotográfico sensual. A iniciativa partiu da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) e contou com 40 participantes.
Ao Portal 6, o delegado da Polícia Civil (PC), Manoel Vanderic, explicou que a ação faz parte do junho violeta, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
“Esse ensaio foi um pedido delas, e parte da necessidade do idoso cultivar sua autoestima e a sua vaidade. Quando a gente toma isso deles, aceleramos muito o processo de envelhecimento”, relatou.
Ele contou também que, muitas vezes, os idosos são privados de cultivarem vícios que tiveram durante a vida inteira. Tomar “pinga”, fumar, namorar e ir ao forró são alguns exemplos. Segundo ele, a sociedade mantém um conceito errôneo de que a vida do idoso tem que ser gerida por terceiros.
“Não sabemos reconhecer a sexualidade do idoso, que eles ainda têm e que precisa ser vivida. Faz parte da biologia, dinâmica e saúde emocional deles. Nós temos o costume de infantilizar o idoso e, em sua maioria, essa não é a vontade deles”, revelou.
Nota 10
O delegado ainda revelou que praticamente todas os idosos que têm condição psíquica de autorizar o uso da imagem fizeram questão de participar do projeto.
“Elas amanheceram mais felizes, querem as fotos nos quartos. Começaram a se olhar e viram que ainda há beleza em seus corpos, apesar de qualquer desgaste ou cicatrizes, perceberam que há beleza também nisso”, finalizou.
A ideia da campanha é justamente dar espaço ao corpo e à presença dos idosas, que a acataram com euforia e animação. Deste modo, o olhar vai além da violência física, que é necessário, mas se percebe também o psicológico e social, que precisa de atenção e cuidado.
Nota Zero
Concomitante à esta ação atenciosa do delegado, a Polícia Civil (PC) averiguou nesta quinta-feira (15), dia mundial de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, 41 denúncias de crimes praticados contra idosos. A ação ocorreu na zona rural e urbana de Anápolis.
Foram constatados 17 casos com indícios criminais, dentre eles dois idosos foram encontrados em situação de extrema vulnerabilidade e foram transferidos para abrigos do município. Provas foram coletadas e devem desencadear inquéritos policiais. A previsão é que, durante o junho violeta, a PC continue desenvolvendo ações para combater tais crimes.