Uso indevido de carro oficial da Câmara de Anápolis fará vereador enfrentar Conselho de Ética
“Caso haja algum ato que seja passível de penalidade, vamos aplicar”, resumiu Jakson Charles à Rápidas
A Corregedoria da Câmara Municipal de Anápolis informou ao Ministério Público de Goiás (MPGO) que a investigação contra o vereador Delcimar Fortunato (Avante) já está no Conselho de Ética da Casa.
A atitude havia sido solicitada pelo promotor Paulo Martorini, da 11ª Promotoria de Justiça, após o caso virar escândalo na cidade no dia 11 de junho.
Além do uso indevido do automóvel, em um domingo, o parlamentar também deixou o veículo estacionado na calçada enquanto batia boca com um popular.
“Caso haja algum ato que seja passível de penalidade, vamos aplicar”, adiantou Jakson Charles (PSB), vice-presidente da Casa e responsável pelo encaminhamento.
Agora, o vereador terá que enfrentar o Conselho de Ética, que é formado pelos vereadores Eli Rosa (PSC), Jean Carlos (UB), João Feitosa (PP) e Andreia Rezende (SD).
Delcimar Fortunato também integra o grupo, mas, como é uma espécie de réu, não poderá participar das ações do colegiado.
Os vereadores Professor Marcos (PT), Hélio Araújo (PL) e Reamilton Espíndola (Republicanos) são os suplentes e caberá a um deles participar do colegiado.
Fim da festa
Antes do caso ser encaminhado ao Conselho de Ética, o presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV), vetou o uso dos veículos do legislativo anapolino fora do expediente.
Após a decisão, documentos sobre o inquérito que Domingos Paula enfrenta na Delegacia da Mulher (DEAM), sob a acusação de importunação sexual, foram divulgados nas redes sociais.
O chefe do Legislativo chegou a usar a tribuna para dizer que havia sido ameaçado por Delcimar e, desde então, a hipótese de cassação por conta do uso indevido do carro passou a se cristalizar.
Por enquanto, em sigilo
A Rápidas do Portal 6 apurou que o inquérito contra Domingos Paula está em fase de conclusão na Polícia Civil (PC).
Para resguardar a investigação, detalhes sobre os últimos movimentos são mantidos em sigilo pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).
Quase lá
Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Goiânia o projeto que aumenta o percentual no valor das emendas parlamentares a partir de 2024.
A porcentagem sobe de 1,2% para 2%. Em milhões, o valor das emendas sobe de R$ 2 milhões para R$ 4,6 milhões, sendo que 1/5 devem ser destinados para a área da saúde.
Agora, o projeto do vereador Sandes Júnior (PP) volta para a Comissão Mista antes ser votado em Plenário de forma definitiva.
Vencedores e perdedores
Com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que que 238 dos 246 municípios goianos terão aumento de arrecadação com a Reforma Tributária. O cálculo leva em consideração os próximos 20 anos.
Os perdedores de arrecadação serão as cidades de Alto Horizonte, Barro Alto, Cachoeira Dourada, Chapadão do Céu, Davinópolis, Ouvidor, Perolândia e São Simão.
Municípios do Entorno do Distrito Federal —como Novo Gama (9,4%), Santo Antônio do Descoberto (8,8%), Águas Lindas de Goiás (8,7%), Valparaíso de Goiás (7%), Cidade Ocidental (7%) e Planaltina (6,6%) — devem ser os que mais ganharão receita.
Nota 10
Para os sociais mídia das prefeituras de Goiânia e Aparecida. De maneira leve e descontraída, eles anunciaram a revitalização da Avenida Rio Verde, que divide as duas cidades.
Usando como referência o anime Dragon Ball Z, a divulgação tratou os serviços que serão realizados como uma “fusão”.
Nota Zero
Para a organização do Rap Mix Festival. Dia após dia surgem novos relatos de pessoas que se machucaram durante o evento.
Os relatos são coincidentes ao narrar a omissão da organização durante os atendimentos. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC).