Dentista que se passou por advogado é condenado por estelionato em Anápolis
Falso profissional chegou a receber 30% da aposentadoria de uma cliente por três anos em honorários advocatícios


Um dentista de Anápolis abriu mão da profissão para se passar como advogado, atendendo clientes que buscaram se aposentar. Como resultado, o homem foi condenado pelos crimes de estelionato e prática ilegal da profissão.
Gilberto de Araújo Campos acumulou 26 denúncias de pessoas que afirmaram terem sido lesadas pela ação do homem, o que levou à investigação e, posteriormente, à condenação.
O dentista atuava por meio do direito previdenciário, fazendo orientações, requerimento de benefício e busca de documentos em órgãos públicos. A OAB, ao receber as denúncias, chegou a questionar se algum funcionário público estaria envolvido no esquema, visto que Gilberto teve acesso a documentos internos do INSS.
O Portal 6 apurou que, em um dos casos, o suposto advogado recebeu 30% da aposentadoria durante três anos como forma de pagamento pelo serviço. A vítima, por sua vez, duvidou do trabalho do Gilberto quando ele teria afirmado que ela não poderia falar que passava dinheiro para o homem, o que a levou a buscar as autoridades. No entanto, ele negou todas as acusações.
A pena aplicada em uma das condenações foi de 02 anos e 05 meses de reclusão. O Portal 6 tentou contato com o Gilberto mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestação.