Prefeitura de Aparecida de Goiânia divulga mudanças para aposentadoria de servidores públicos; veja quais

Alterações visam adequação das normas gerais do Regime Próprio de Previdência Social aprovadas em 2019

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Aparecida
Vista aérea de Aparecida de Goiânia. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou, na quarta-feira (27), as novas regras para aposentadoria dos servidores públicos municipais.

A mudança visa a adequação das normas gerais do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que foram aprovadas em 2019.

Com a alteração, a idade mínima para aposentadoria dos servidores passa a ser de 62 anos, para as mulheres, e de 65 anos, para homens.

No caso dos prestadores que exercem atividades especiais, a idade é de 60 anos para ambos os sexos.

Já sobre o tempo mínimo de contribuição, o texto prevê um total de 25 anos. O documento ainda estabelece 10 anos de prestação efetiva de serviço público e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria.

Outro ponto constatado na legislação diz respeito às regras de transição por pontos. Nesse caso, os homens devem atingir no mínimo 97 pontos – tempo de contribuição e idade – e as mulheres, 87.

A alteração também prevê um aumento gradual dos pontos na regra de transição a partir de 2024, chegando a 100 para pessoas do sexo feminino e 105 para o sexo masculino.

Veja alguns outros pontos:

  • No caso do sexo feminino, a idade mínima para aposentadoria dos professores é de 57 anos, já para homens, a idade é de 60 anos
  • Além disso, professores da educação infantil, ensino fundamental e médio terão pontuações específicas, começando em 91 pontos para homens e 81 para mulheres.
  • Sobre as regras do período adicional, os servidores deverão cumprir o dobro do tempo que falta para atingir o tempo mínimo de contribuição.
  • Regime de carga horária variável favorece professores, eliminando a necessidade de cálculo de média da carga horária ao longo da carreira.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade