Planetário da UFG recebe visitantes para observação do eclipse deste sábado (14)
Unidade permitirá a visão segura do evento celestial por meio de filtros solares
Um evento celestial raro poderá ser observado no Planetário Juan Bernardino Marques Brito, da Universidade Federal de Goiás (UFG), neste sábado (14). O tão aguardado eclipse solar anular poderá ser visto das 15h às 18h de forma gratuita.
Estima-se que cerca de 60% da superfície do sol será coberto pela lua, o que confere a visão de um “anel” ao redor do astro. Com aproximadamente duas horas de duração, o eclipse terá ponto máximo de cobertura às 16h45 e término às 17h54.
Embora o eclipse possa ser visto em todo o Brasil, a melhor visão será nas regiões norte e Nordeste. Com isso, moradores de Goiás poderão ver o evento de forma parcial.
A última vez que o evento celestial ocorreu foi em 2006, mas só foi possível observar no extremo norte do país. Já o próximo eclipse ocorrerá em 2027, de forma parcial, e em 2045, totalmente.
Segurança
Para permitir uma observação segura, o Planetário irá posicionar filtros solares. De acordo com o diretor da unidade, Rafael Miloni Santucci, esta medida é essencial, visto que olhar diretamente para o sol pode provocar graves danos aos olhos, incluindo a perda de visão.
Segundo a instituição, óculos escuros, negativos de fotografias e chapas de raio-x não oferecem segurança e, portanto, não devem ser usadas.