Especialista explica como devem ser realizados os exercícios físicos durante onda de calor que afeta Goiás

Defesa Civil emitiu novo comunicado, alertando que as altas temperaturas devem persistir ao longo desta semana

Isabella Valverde Isabella Valverde -
Especialista explica como devem ser realizados os exercícios físicos durante onda de calor que afeta Goiás
Cuidados devem ser redobrados durante período de calor extremo. (Foto: Reprodução)

A forte onda de calor enfrentada no território brasileiro pegou todos de surpresa, e em Goiás, a situação não foi diferente. Diante do cenário desesperador, diversos goianos ficaram preocupados com os exercícios físicos, principalmente após o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitir alerta de “grande perigo”.

Uma das maiores inquietações acontece devido ao comunicado vir acompanhado de riscos à saúde humana, podendo favorecer o surgimento doenças pulmonares, dores de cabeça, entre outros sintomas.

Assim, as altas temperaturas – que devem se manter ao longo da semana, segundo alerta emitido neste domingo  (19) pela Defesa Civil – exigem cuidados redobrados durante a rotina de treinos.

O treinador e professor de educação física, Vinícius Ribeiro, explica que nestas circunstâncias, o calor acaba por exigir ainda mais oxigênio do corpo, no entanto, ao contrário dos dias ‘normais’, a temperatura estará seca e com níveis de concentrações de poluentes maiores que o esperado.

“Com esse cenário, pode ser que seja necessário montar um novo treino, inserir novos hábitos a rotina, além de buscar praticar a atividade física em ambientes climatizados. Tudo isso com objetivo de não comprometer a saúde e o rendimento”, pontuou.

O diretor nacional de operações da Bluefit ainda destaca outras medidas que podem ser tomadas mediante as altas temperaturas, sendo elas: beber água e isotônico antes e depois do treino, respeitar o limite do corpo e pegar leve nos exercícios, executar as atividades em ambientes limpos e evitar treinar entre às 10h até 16h – momento em que o Sol está mais quente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.