Entenda por que Triunfo Concebra vai continuar cobrando pedágio em Goiás mesmo após fim do contrato

Determinação foi dada nesta terça-feira (21), mesmo dia em que a concessão finalizaria

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Entenda por que Triunfo Concebra vai continuar cobrando pedágio em Goiás mesmo após fim do contrato
Triunfo Concebra opera a BR-153 e 060 em Goiás (Foto: Divulgação).

Embora a Triunfo Concebra estivesse com os minutos contados até terça-feira (21) por conta da data limite de fim de contrato de concessão, viajantes que passaram pela BR-153 e 060 notaram que os pedágios continuaram coletando dinheiro. Isso porque, no apagar das luzes, a Justiça Federal determinou a prorrogação do direito de atuação nas BRs-153, 060 e 262 à empresa.

Assim, o contrato foi estendido até a chegada de uma nova administradora. Originalmente, com o fim da concessão, os trechos passariam a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o que levaria à retirada dos pedágios.

A determinação ocorreu na 4ª Vara Federal do Juízo de Uberaba (MG), onde a BR-262 passa – mas com extensão para os domínios dos demais trechos.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a expectativa é de lançar a nova licitação ainda no primeiro semestre de 2024.

A ANTT também destacou que segue empenhada no processo de relicitação das rodovias e ainda apontou que foi necessário dividir os trechos em três partes independentes. A primeira é a BR-153, entre Goiânia e Fronteira (MG), e a BR-262 (MG), do entroncamento com a BR-153 até Uberaba (MG), o que engloba 523 km ao todo.

A segunda parte possui 440 km, sendo esta a BR-262, entre Uberaba (MG) e Betim (MG). O terceiro e último trecho a ser licitado compreende 315 km de rodovias, da BR-153/060, entre Goiânia e o Distrito Federal (DF), a ser concedido junto com o trecho da BR-040, de Cristalina até o Distrito Federal (DF).

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