Conheça detalhes incríveis que tornam cidade em Goiás um paraíso italiano
Local possui arquitetura inspirada em Veneza, na Itália, assim como atividades culturais
Em 1912, desembarcaram os primeiros italianos em Nova Veneza, na Região Metropolitana de Goiânia. Um século depois, o município ainda carrega a cultura dos imigrantes e se tornou um destino turístico encantador.
Na época da chegada estrangeiros, chegou a receber o título de “colônia dos italianos”. Então, em 2024, a cidade recebeu o título de “Capital Italiana de Goiás”.
Logo na entrada, o município já dá as boas-vindas em italiano, com uma placa escrita “Benvenuti a Nova Veneza”.
No centro da cidade, há uma construção inspirada no Palácio Ducal, símbolo da Veneza original, na Itália.
A obra que abriga o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival e Edith ainda possui uma face que remete às edificações tradicionais dos canais de Veneza.
Atualmente, o local é composto por aproximadamente 60% de moradores com ascendência italiana, responsáveis, inclusive, por um festival animado para celebrar a cultura: o Festival Italiano de Nova Veneza.
Em 2023, foi realizado o 17º Festival, que reuniu 130 mil pessoas. Ao longo de quatro dias, 1º de junho até o dia 04, visitantes tiveram apresentações culturais, musicais e artísticas locais, missa, passeio ciclístico e ainda uma variedade de experiências gastronômicas.
A Festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, assim como a Festa da Ternura, em maio, são outros eventos que agitam o município.
A cidade charmosa também possui como atrativo a Lagoa Feia, que, apesar do nome, encanta visitantes não só pela beleza natural como também pela possibilidade de realizar esportes aquáticos.
Outro destaque é o Cascata Eco Parque, que oferece atividades como tirolesa, arvorismo e trilhas ecológicas.