PF cumpre mandados contra CACs em Goiás e nos EUA por compra irregular de milhares de munições

Corporação localizou contêineres vindos do país estrangeiro e destinados a moradores do estado

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
PF cumpre mandados contra CACs em Goiás e nos EUA por compra irregular de milhares de munições
Operação da PF em Goiânia e Anápolis. (Foto: Polícia Federal/ Divulgação)

Dos Estado Unidos até Goiás. A distância de quase 5 mil km era a logística traçada por alguns goianos, que possuíam o registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), para comprar munições no país estrangeiro e transportá-las de forma clandestina até o Brasil.

Por meio da Operação Golden Gate, a Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), 07 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Trindade.

Conforme as investigações, em setembro de 2021, 12 mil munições de uso restrito foram encontradas dentro de um contêiner vindo dos EUA, no Porto de Santos, em São Paulo (SP), durante uma fiscalização da Receita Federal.

Os itens estavam acompanhados de notas fiscais e seriam entregues a um morador da capital goiana. Após a apreensão, a PF, em parceria com a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), localizou outras dezenas de contêineres, também vindos do país estrangeiro e destinados a moradores do estado, que seguiam o mesmo padrão do primeiro.

As munições eram enviadas como conteúdos de “mudança de pessoa física”, não continham a prévia autorização do Exército Brasileiro e não eram comunicadas às autoridades norte-americanas ou brasileiras.

Além de Goiás, uma ordem de busca e outra de prisão também foram cumpridas na cidade de São Francisco, na Califórnia, contra um brasileiro, responsável pela logística de remessa dos contêineres.

Todos os suspeitos tiveram os registros de CAC suspensos e os respectivos armamentos e munições apreendidos. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa e de tráfico internacional de munições.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade