O segredo dos restaurantes para deixar o caldo do feijão perfeito

Embora não seja uma receita muito complexa, há certos segredos conhecidos apenas pelos mestres culinários

Gabriella Licia Gabriella Licia -
caldo de feijão
(Foto: Reprodução)

Se você tem interesse em culinária ou tem vontade de aprender, é bem possível que já tenha sentido vontade de preparar o caldo do feijão cremoso delicioso e encontrado dificuldades, não é verdade?

Embora não seja uma receita muito complexa, há certos segredos conhecidos apenas pelos mestres culinários, os quais raramente compartilham com o público em geral.

Para alcançar esse prato tão comum e delicioso da culinária brasileira, é necessário seguir um conjunto específico de instruções, indo além do simples cozimento e tempero do feijão.

Não se trata de algo complicado ou dispendioso. Entretanto, poucas pessoas conhecem essa realidade. Assim, apenas os mais habilidosos cozinheiros conseguem criar um feijão cremoso para o almoço ou jantar e impressionar seus convidados.

Interessado em compreender melhor esse processo? Então, siga as etapas detalhadas abaixo e nunca mais cometa erros! Confira!

O segredo dos restaurantes para deixar o caldo do feijão perfeito:

Antes de mais nada, é crucial separar os ingredientes necessários, que incluem:

  •  02 medidas de feijão;
  •  Água conforme necessário;
  •  01 dente de alho, finamente cortado;
  •  01 xícara de cebola, cortada em pequenos pedaços;
  •  Linguiça calabresa a gosto;
  •  Bacon a gosto;
  •  Sal a gosto.

Com todos os ingredientes em mãos, é hora de começar o processo! Lave o feijão e deixe-o de molho em uma bacia com água por pelo menos um dia, trocando a água uma vez nesse período. Esse procedimento não apenas facilita o cozimento dos grãos, mas também retira inúmeras substâncias que podem ocasionar gases.

Após esse período, transfira o feijão para uma panela de pressão e adicione água até atingir metade da capacidade da panela. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto. Quando a pressão for atingida, conte 20 minutos.

Desligue o fogo após 20 minutos e deixe a panela esfriar por cerca de 10 minutos. Após a liberação completa da pressão, abra a tampa. Assim, você evitará possibilidades de se machucar com a panela.

Enquanto isso, corte a linguiça calabresa e o bacon em cubos. Em outro recipiente, frite-os com a cebola e o alho. Quando prontos, adicione o feijão à panela e tempere com sal.

Agora, o segredo para a cremosidade: retire uma concha de feijão e amasse os grãos com um garfo até formar uma espécie de purê. Em seguida, retorne essa mistura à panela e incorpore-a ao restante do preparo até que esteja bem misturada. Esse truque faz com que os grãos liberem o amido, resultando em um caldo mais cremoso.

Independentemente da opção escolhida, ambas garantirão um resultado perfeito e equilibrado. Agora, cozinhe por mais alguns minutos em fogo médio até que o caldo engrosse.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade