TCE-GO determina que Seduc suspenda convocação de professores por conta de erro técnico

Sessão plenária do Tribunal de Contas foi realizada para decidir como proceder após descoberta do problema

Davi Galvão Davi Galvão -
TCE-GO determina que Seduc suspenda convocação de professores por conta de erro técnico
Fachada da Seduc. (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) instruiu a Secretaria da Educação (Seduc) a suspender a convocação de diversos professores e a cancelar parte do concurso público que lhes concedeu o cargo.

Isso ocorreu devido à descoberta de uma desigualdade no conteúdo das provas para a área de Artes na etapa subsequente, o que viola o princípio da isonomia. Esta decisão foi registrada no Acórdão n° 1483/2024, relatado pelo Conselheiro Kennedy Trindade durante a sessão plenária virtual do TCE-GO, concluída nesta quinta-feira (25).

Como consequência, foi determinada a suspensão de todas as convocações dos candidatos aprovados na área em questão, bem como o cancelamento das homologações, posse e exercício dos candidatos já convocados, exceto aqueles que já estão em atividade para atender demandas urgentes.

Tanto a unidade técnica quanto o Ministério Público de Contas concordaram que a não anulação das provas objetivas também resultaria em agrupar candidatos que fizeram provas com conteúdos diferentes para a etapa seguinte, o que implicaria em uma maior falta de isonomia.

A Seduc também deverá emitir um novo edital com as correções necessárias, especialmente a inclusão de um novo conteúdo programático para a área de “Artes”.

Este edital deve abordar de forma mais ampla os conteúdos específicos das quatro especialidades do concurso e estabelecer a isenção da taxa de inscrição para os candidatos que participaram do certame anterior.

A Seduc também irá garantir o reembolso integral das taxas de inscrição em caso de adiamento, cancelamento ou revogação do concurso.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade