Banco Central explica como reaver Pix para quem caiu em golpe

Vídeo publicado pela instituição explica como resolver a situação

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Pix bate recorde e supera 200 milhões de transações em um dia Banco Central explica como reaver Pix para quem caiu em golpe
(Foto: Marcello CasaL Jr / Agência Brasil)

Se você caiu em golpe de Pix e, por um acaso, esteja perdido (a) e não saiba como reverter a situação e reaver o valor, pode se tranquilizar. Isso porque a situação não está perdida e ainda pode ser resolvida.

Um vídeo publicado pelo Banco Central (BC) na quarta-feira (08) por meio da página oficial no Instagram explica como conseguir reaver o dinheiro de forma rápida e prática.

Quer saber mais sobre? Leia até o final e descubra.

Banco Central explica como reaver Pix para quem caiu em golpe

Por um acaso você contratou um serviço usando Pix, mas ao final descobriu que era uma fraude e acabou caindo em um golpe? Saiba que a situação tem que ser revertida.

Em um vídeo publicado no Instagram, o Banco Central explica que é possível bloquear o pagamento e até mesmo recuperar todo o dinheiro perdido durante a ação.

Conforme a instituição, se antes o processo requeria que a pessoa fosse até a polícia, abrisse um boletim de ocorrência, para que o banco avisasse a instituição financeira do golpista de que aquilo era uma fraude, agora, com o bloqueio cautelar, a instituição em que o golpista recebe os recursos pode bloquear os valores por conta própria.

Caso o banco desconfie da ação, ele mesmo irá verificar se aquilo se trata de uma fraude e deixará o dinheiro retido na conta por até 72 horas, enquanto a ação é apurada.

Se a ação for comprovada, a pessoa conseguirá reaver o dinheiro da ação e, dessa maneira, toda a fraude será desfeita.

Ainda assim, é possível também registrar uma denúncia no seu próprio banco, em casos de golpes, por exemplo, de WhatsApp, e denunciar o ocorrido na polícia para tentar reaver o valor e resolver a situação.

Veja o vídeo: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Banco Central do Brasil (@bancocentraldobrasil)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.