A cada 36h uma pessoa é multada em Anápolis por parar a menos de 5 metros da esquina

Açao é considerada uma infração média e rende multa de R$ 130,16

Samuel Leão Samuel Leão -
A cada 36h uma pessoa é multada em Anápolis por parar a menos de 5 metros da esquina
Agente do CMTT. (Foto: Divulgação/CMTT)

Entre as diversas infrações de trânsito, estacionar na esquina pode parecer uma ação quase inofensiva, mas não só gera acidentes como rende punições aos praticantes. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece um limite de 5 metros de aproximação, para garantir a conversão segura.

Para se ter ideia, na tarde da última segunda-feira (27), um carro chegou a capotar na rua T-36, em Goiânia.  Esse acidente teria sido causado justamente pela falta de visibilidade – ocasionada por carros estacionados na esquina, segundo a interpretação da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).

Ao Portal 6, o diretor de fiscalização do Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Anápolis, Max Lânio, também revelou as estatísticas registradas na cidade.

Nos 5 meses iniciais de 2024, segundo uma consulta feita na última quarta-feira (29), haviam sido registrados 95 casos, o que leva à emissão de uma multa por estacionar na esquina a cada 36h. Já no Estado de Goiás, conforme consulta feita na segunda-feira (27), foram 10.054 multas desse tipo registradas – equivalente a cerca de 68 por dia.

Segundo o artigo 181 do CTB, a ação de estacionar um veículo a menos de cinco metros da esquina é considerada uma infração média. Para tal conduta, a multa é de R$ 130,16, além de quatro pontos na CNH.

Apesar do grande número de casos, a tendência tem sido de queda, desde 2020, ano em que foi registrado o impressionante número de 811 ocorrências desse tipo. No ano seguinte, houve apenas metade dessas multas, totalizando 406, e posteriormente, em 2022, o número chegou a 349, se reduzindo ainda mais em 2023, até 317, apenas em Anápolis.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.